PRODUÇÃO TEXTUTAL
Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAYTABORGA • 6/1/2014 • 2.138 Palavras (9 Páginas) • 225 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
2. DESENVOLVIMENTO
A Empresa Port Carros almeja operar em um segmento do ramo de Revenda de Carros Novos e Usados, para isto precisa realizar análises e estar atenta a vários fatores, dentre eles está o planejamento financeiro que estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global e com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento. O Planejamento Financeiro abre a visão da empresa para um contexto amplo, com diferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos.
Um plano financeiro eficaz deve aparecer no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui à empresa a chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento, se necessários, sejam analisados.
O Planejamento Orçamentário é outro fator importante para a boa administração da empresa no controle de seus gastos e receitas futuras. O orçamento, hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004), é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado.
Segundo Horngren, Datar e Foster:
Após a projeção do orçamento o próximo passo é elaborar os demonstrativos financeiros. A Demonstração do Resultado do Exercício tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. A elaboração da DRE projetado se dá pela junção da previsão de vendas e a soma dos custos fixos e variáveis orçados.
Os dados decorrentes do demonstrativo projetado servem como avaliação de valor para financiamento do nível de vendas e também conseguem verificar com antecedência o grau de lucratividade e o desempenho financeiro da organização para o período seguinte.
Com essas demonstrações projetadas, credores e administradores financeiros terão informações para verificar e analisar as origens de recursos da organização. Assim, com intuito de atingir as metas financeiras, ações poderão ser tomadas, objetivando a adequação das operações planejadas para o ano seguinte.
O Fluxo de Caixa Projetado tem como objetivo assegurar recursos monetários suficientes para atender as operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiências de recursos monetários com antecedência, na busca de empréstimos a juros menores, assim como estimar os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.
Para classificação da aceitação dos projetos é que os fluxos de caixa devem ser analisados. O Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno e o Payback são considerados algumas ferramentas de gestão que servem para avaliação dos investimentos e como decisão para o orçamento de capital.
Como instrumento de administração, o orçamento fornece direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.
O orçamento de capital é um conjunto de recursos, no qual são enfatizados os resultados da organização para que o administrador financeiro possa tomar as decisões de aquisições de ativos de longo prazo.
O Valor Presente Líquido (VPL) é obtido diminuindo-se o valor do investimento inicial do valor das entradas de caixa descontadas a uma determinada taxa. Ele considera o valor do dinheiro no tempo, não levando em conta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa determinada.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) demonstra o lucro que a organização obteve ao investir em um determinado projeto, apresentando-se na forma percentual. É uma taxa de desconto que iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto, ou seja, é a taxa que iguala o valor presente líquido de um projeto a zero.
O Payback Descontado leva em consideração o valor do dinheiro no tempo, descontando-se o fluxo projetado a uma taxa de mercado. É o período de tempo necessário para que a organização possa reaver o investimento inicial do projeto, a partir da entrada de caixa operacionais geradas, convertendo-se no valor presente e a uma taxa determinada.
Tanto o retorno quanto o risco são pontos-chave de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização, principalmente do administrador financeiro, pois são eles que viabilizarão ou não a realização dos projetos de investimentos.
Em se tratando de finanças, quanto maior for o risco, maior será a taxa de retorno e quanto menor o risco, menor será a taxa de retorno.
No caso de decisão sobre financiamento, o administrador financeiro tem como função captar recursos basicamente para o financiamento de ativos. A questão é como, quanto, e em que prazo consegui-los, ou seja, o melhor financiamento é aquele que supre sem excessos as necessidades da organização, com menores juros possíveis, e que se enquadra dentro da capacidade de liquidez da organização.
Os financiamentos são recursos que a empresa utiliza por certo tempo, durante o qual deve efetuar a devolução dos mesmos, em parcelas. Normalmente, os financiamentos são tomados para suportar a expansão da empresa, seja no Ativo Circulante, seja no Permanente ou quando do início de atividades, para a empresa atingir determinado nível de operação que a torne economicamente viável.
O empréstimo é um serviço pelo qual uma instituição financeira “empresta” dinheiro para que o cliente utilize conforme desejar, sem uma finalidade específica. E, em troca, o cliente paga juros pelo serviço. O limite disponível para empréstimo é determinado por um processo chamado análise de crédito, em que a instituição analisa os dados e perfil do cliente para estabelecer os limites adequados.
O financiamento, por sua vez, se parece com empréstimo com a diferença de que tem uma finalidade específica e necessita
...