PROTOCOLO INDUSTRIAL ETHERNET/IP
Monografias: PROTOCOLO INDUSTRIAL ETHERNET/IP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ornelas2901 • 26/5/2014 • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 829 Visualizações
UNIVERSIDADES ANHANGUERA S.A.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAMPUS II
Redes de Comunicação Industrial
PROTOCOLO INDUSTRIAL ETHERNET/IP
Campo Grande-MS
2014
UNIVERSIDADES ANHANGUERA S.A.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CAMPUS II
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
9.º SEMESTRE
Prof.º- Gustavo Pires
Acadêmicos:
Alisson Henrique Dias Arguello - RA:1053000482
Thiago de Souza Ornelas - RA:1053012769
Rodolfo Henrique Rehder Nogueira - RA:1033947893
Wanderley Dias - RA:1001769075
Leandro Rodrigues da Silva - RA:1035950845
Campo Grande-MS
2014
É muito melhor lançar-se em busca
de conquistas grandiosas, mesmo
expondo-se ao fracasso, do que alinhar-
se com os pobres de espírito, que nem
nem sofrem muito, porque
vivem numa penumbra cinzenta, onde
não conhecem nem vitória, nem derrota (Theodore Roosevelt)
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Jack e Plug Selado Modular (caixa de plástico................Pg. 14
Figura 2: Jack e Plug Modular Selado (caixa de metal) ................Pg. 15
Figura 3: Conector M12-4 ...............................................................Pg. 15
Figura 4: CIP: Totalmente compatível com protocolos
Ethernet e Internet amplamente utilizados .....................................Pg. 17
Sumario
INRODUÇÃO 6
INTRODUÇÃO A PROTOCOLO 7
HISTÓRIA 8
ETHERNET 9
ETHERNET/IP 10
CIP PARA ETHERNET/IP 12
A CAMADA FÍSICA 13
A CAMADA DE ENLACE 16
AS CAMADAS DE REDE E DE TRANSPORTE 17
AS CAMADAS SUPERIORES 18
VANTAGENS DE ETHERNET/IP 19
DESAFIOS DE INSTALAÇÃO 20
CONCLUSÃO 21
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 22
INRODUÇÃO
INTRODUÇÃO A PROTOCOLO
Assim como todo tipo correspondência na conexão de dados, também é necessário a implementação de um padrão, para que essas informações não sejam entregues de maneira incorreta ou extraviadas no meio do caminho, para então resolver esse tipo de problema surgiu o protocolo, que é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas, sem os protocolos um rede não funcionariam.
O protocolo é o responsável por determinar como um programa deve preparar os dados para serem enviados para o estagio seguinte do processo de comunicação, eles podem ser comparados a idiomas ou linguagens utilizados para comunicação. O protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão e transferência de dados entre dois dispositivos, eles podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
Segundo a norma "um protocolo é uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede."
HISTÓRIA
O meio físico da Ethernet, cabos e conectores que interligam os PCs, impressoras, e outros periféricos lidam com uma série de protocolos de comunicação tais como IP (Protocolo de Internet), TCP (Protocolo de controle de transporte) e vários outros protocolos de comunicação em redes. As necessidades do "chão de fábrica" são muito mais exigentes e precisam atender a alguns requisitos especiais. Nestes ambientes, os controladores devem acessar os dados a partir de sistemas, estações de trabalho e dispositivos de entrada e saída de dados. Em operações normais o software faz com que um usuário aguarde enquanto uma tarefa está sendo executada. Os dados do “chão de fábrica”, por outro lado, são sensíveis ao tempo e requerem comunicação em tempo real.
Há quatro grupos de normatização que reuniram esforços para desenvolver e promover a Ethernt/IP como uma aplicação publicamente disponível para automação: O ODVA - Open DeviceNet Vendor Association (Associação vendedora de Dispositivos de Rede Aberto), a IONA - Industrial Open Ethernet Association (Associação de Ethernet aberta Industrial), a CI - Control Net International (Controle de Rede Internacional) e a IEA - Industrial Ethernet Association (Associação de Ethernet Industrial). O objetivo comum a todos estes grupos é mostrar como a Ethernet pode se tornar um padrão comum apropriado para uma ampla escala de dispositivos de automação. Estes mesmos grupos trabalham em requisitos que são necessários aos ambientes hostis de “chão de fábrica”.
ETHERNET
Ethernet é o padrão
...