Padronizar Silução
Monografias: Padronizar Silução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jair.33 • 4/10/2013 • 683 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
Introdução Teórica
Preparo e padronização de soluções
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos o solvente e o soluto. O componente em maior quantidade numa solução é chamada de solvente e o componente que se encontra em menor quantidade é chamado soluto. A solução pode se apresentar nos três estados físicos: gasoso, liquido ou sólido (Marta Reis, ano 1993, pag. 385).
As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes, isto é, dependem de sua concentração, que é dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução A concentração é expressa comumente em moles de soluto por litro de solução.
A análise volumétrica, também chamada de volumetria ou titulometria é um processo clássico da análise química quantitativa. Na volumetria o que se faz é medir o volume de uma solução conhecida (padrão) que reage com a amostra em análise. Em seguida, a partir do volume medido, determina-se as quantidades desconhecidas, por meio de cálculos. Um dos processos mais utilizadas na volumetria é a titulação. (Ricardo Feltre, ano 2004, pag. 46).
Titulação é um processo de determinação de concentração através da mistura de uma solução de concentração conhecida que reaja quimicamente com outra solução de concentração desconhecida. (Marta Reis, ano 1993, pag. 385).
O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando conhecida a sua concentração exata. A titulação é geralmente usada na determinação da concentração de um soluto. Existem vários tipos de titulação, entre elas, a titulação ácido-base é uma das mais comuns para a análise quantitativa de diversos componentes. Na titulação, o reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada. O ponto exato onde a reação completa-se é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico. O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. É através do processo de padronização que é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. As principais equações utilizadas para cálculos na volumetria são:
M = m__ d = m_
MMxV V
d = Densedade M = Molaridade (mol/l) V = Volume da solução ( l ) m = massa ( g ) MM = MassaMolecular(g/mol)
...