TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paintball

Projeto de pesquisa: Paintball. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Paintball

Apresentação do Negócio

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Paintball, do inglês “bola de tinta”, é o nome dado ao esporte de ação em que duas equipes competem entre si, usando marcadores que disparam projéteis de tinta para atingir o adversário. Dentre as variações do jogo, o objetivo mais comum é capturar a bandeira do oponente, sem ser atingido pela tinta.

Este jogo teve origem nos Estados Unidos, em meados dos anos 60. O Serviço Florestal norte-americano encomendou junto à empresa Nelson Paint Company um equipamento marcador de tinta para uso à distância. O intuito era identificar com tinta algumas árvores que estavam do outro lado de córregos ou fora do alcance direto dos guardas florestais. Fazendeiros também poderiam utilizar as bolas para marcar gado. Assim, o equipamento foi criado injetando tinta solúvel dentro de cápsulas de gelatina normalmente utilizadas em drágeas de remédio para cavalo. O projétil era então disparado por armas de pressão.

No início dos anos 80, alguns fazendeiros, veteranos de guerra e caçadores de New Hampshire criaram algumas regras e utilizaram os marcadores de tinta para realizar o primeiro jogo de paintball em uma fazenda da região. A partir daí, a novidade atravessou fronteiras e tornou-se uma mania pelo mundo.

No Brasil, o esporte começou a ser praticado em fazendas e locais afastados. Hoje, a maioria dos campos está localizada no meio da cidade, próxima a shopping centers, clubes e quadras esportivas. A proximidade dos campos tornou o esporte mais urbano e aumentou a frequência de jogadores.

Além do cenário, o campo de paintball fornece todo o material necessário para o jogo: marcadores de tinta, bolas de tinta, carregadores, máscaras, coletes, bandeiras, bonés e acessórios. Geralmente, o preço é cobrado por hora/pessoa, com direito ao aluguel do equipamento com 100 bolas. Bolas adicionais podem ser cobradas, de acordo com o desenvolvimento do jogo. O número de jogadores varia de acordo com o jogo e com as dimensões do campo.

A utilização de equipamento de segurança e a ausência de contato físico entre os participantes fazem com que o paintball seja considerado um esporte seguro. Embora as bolinhas de tinta atinjam uma velocidade média de 200 a 300 pés por segundo, o material da cápsula desmancha-se facilmente e minimiza a ocorrência de ferimentos e hematomas. Tiros à queima-roupa podem doer um pouco mais.

A febre dos videogames também impulsionou o crescimento do setor. Inspirados pelos jogos eletrônicos, os jogadores buscam fisicamente no campo de paintball a adrenalina e a execução de movimentos realizados em frente à TV pelo joystick.

O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com