Paper
Resenha: Paper. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apollo86 • 8/4/2014 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
O que eu li neste livro foi uma resposta intelectual ás novas situações colocadas pela revolução industrial que se inicia com as mudanças e evolução de pensamentos, essas mudanças fazem com que o homem passe observar mais a o seu redor e ter certeza que algumas ações são humanas, e vai perdendo o raciocínio de que podem ser sobrenaturais. Ele passa a relacionar suas atitudes enquanto pessoa, e vai dando espaço para uma ideia mais real.
A sociologia não pareceu do nada, ela surgiu com a necessidade do homem no tempo onde buscava respostas para a sociedade que vivia, saindo do ambiente agrícola para industrial onde intelectuais surgiram com ideias de ação da sociedade (Benthan) filosofia científica (Bacon) e como objeto de estudo (Vicon)
Dado ao tempo passam a chamar a sociologia de uma nova ciência , uma forma revolucionária de combate ao sistema feudal europeu, Surgindo assim os Iluministas um grupo de pensadores franceses trazendo com eles a intelectual revolução francesa que lutava por um mundo melhor de direitos iguais e de combate aos conservadores que ainda pregavam o conceito medieval (Burke e Maistre).
Saint – Simons (fundador do socialismo moderno), Durkheim e Comte, estavam convencidos que a desestruturação estava causando a desordem, então tentaram o equilíbrio.
Já Marx e Engels achavam que o problema social estava na economia, então se aproximaram de Smith e Ricardo (economistas) e deixaram os problemas morais para os outros, já Weber passou a observar e investigar a sociologia.
No desenvolvimento é que é visto a coincidência do surgimento da sociologia com o crescimento do capitalismo. O maior provocador das diferenças sociais era o mesmo que gerava riquezas, a burguesia usou de ciências sociais para justificar uma revolução e se manter no poder durante séculos a prova é que durante o período, os trabalhos dos sociólogos da época obedecem regras de pensamentos dominantes.
Em meio a toda esta revolução de ideias, o “homem comum” passou a entender que a sociologia não era um privilégio apenas de filósofos e cientistas, ele também passou a observar que as instituições e normas que antes para eles eram poderosas e sobrenaturais, poderiam ser algo de conhecimento e transformações para seu bem estar pessoal e social, então passou a também a analisar a importância desses acontecimentos.
Antes a sociologia foi um meio de contestação da sociedade moderna hoje é um meio de controle da população, que vê nela um meio de achar respostas, o homem com o tempo foi percebendo as mudanças provocadas pela sua busca por conhecimento, e perdeu a ideia de superstições e crenças, aprendendo a interpretar acontecimentos e fatos baseando-se num saber mais histórico e social.
...