Participação democrática nas decisões orçamentárias
Artigo: Participação democrática nas decisões orçamentárias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodriguesjuliana • 16/7/2014 • Artigo • 221 Palavras (1 Páginas) • 140 Visualizações
“Para que o processo de participação popular nas decisões orçamentárias seja o mais democrático possível e consequentemente funcione melhor, devem ser incluídas as participações de minorias, representando interesse de grupos específicos, como bairros, unidades de vizinhança, distritos ou usuário de determinados serviços.”
A participação democrática deveria ser incentivada pelo próprio governo em associações de bairros e nas escolas para que desde jovens a população se interesse pela busca de soluções para os problemas sociopolíticos. Por isso devemos cobrar sempre das autoridades a gestão participativa e publicidade de suas ações.
Concordo com você quando diz que participação democrática deveria ser incentivada pelo próprio governo, pois o orçamento de uma cidade, por exemplo, que visa o presente e o futuro a cidade não pode desviar das suas idealizações principais a democracia participativa, ou seja, que todas as ações de governo podem e devem ser debatidas com a população. Para algo assim aconteça, as estruturas de participação da população devem ter um apoio pela própria estrutura do governo, bem como uma integração de mais e mais pessoas devem ser incentivado, como você mesmo afirmou em associações de bairros e nas escolas para que desde jovens, tenham conhecimento dessa possibilidade de participação. Somente quando as autoridades divulgarem e abrirem novas possibilidades aos cidadãos, somente assim, irão acompanhar, questionar, indicar, fiscalizar, repreender as ações do governo.
...