Pascoa fliz
Por: Lais Garcia • 8/4/2018 • Abstract • 4.181 Palavras (17 Páginas) • 155 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA RUBENS DE FARIA E SOUZA
ENSINO MÉDIO
Língua Portuguesa e literatura
Arthur Graça, Gabriela Mendes, Júlia Soeiro, Laís Garcia e Nicole Vaz
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
SOROCABA
2017
- ESCOLA TÉCNICA RUBENS DE FARIA E SOUZA
- ENSINO MÉDIO
- Língua Portuguesa e Literatura
- Arthur Graça, Gabriela Mendes, Júlia Soeiro, Laís Garcia e Nicole Vaz
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
Manuel Antônio de Almeida
Projeto de Pesquisa apresentado à Escola Técnica Rubens de Faria e Souza, Ensino Médio, sob a orientação da Professora Wanir Betanho
SOROCABA
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................................... p.04
- OBJETIVOS....................................................................................................... p.06
- JUSTIFICATIVA................................................................................................. p.07
4. REVISÃO TEÓRICA........................................................................................... p.08
4.1 DADOS SOBRE O LIVRO.............................................................................. p.08
4.1.1 SINOPSE.............................................................................................. p.08
4.1.2 BIOGRAFIA DO AUTOR...................................................................... p.08
4.1.3 PUBLICAÇÃO....................................................................................... p.09
4.2 ANÁLISE DE ENREDO.................................................................................. p.10
- PERSONAGENS............................................................................................ p.11
4.4 FOCO NARRATIVO, TEMPO E ESPAÇO..................................................... p.13
4.5 CONTEXTO HISTÓRICO............................................................................... p.14
4.6 LINGUAGEM................................................................................................... p. 17
5. METODOLOGIA...................................................................................................... p.18
6. CRONOGRAMA...................................................................................................... p.19
7. BIBLIOGRAFIA........................................................................................................ p.20
1. INTRODUÇÃO
O Romantismo foi um movimento cultural, artístico e literário que teve origem na Europa no século XVIII e espalhou-se pelo mundo até o final do século XIX. Caracterizou-se pelo sentimentalismo, idealização do amor e da mulher, nacionalismo e a oposição ao clássico e o racional, presente no século anterior.
O marco inicial do Romantismo europeu data-se em 1774 com a publicação de “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe que teve como característica a fuga da realidade pelo suicídio. Historicamente, o marco principal do Romantismo foi a Revolução Francesa, responsável pela ascensão da burguesia ao poder político além da difusão de ideais iluministas na Europa e nas suas colônias.
No Brasil, o período romântico se inicia em 1836, com a publicação da obra “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães, considerada a primeira obra literária legitimamente brasileira. Nesse período, os escritores brasileiros, inspirados pela sua independência política recém-adquirida, se comprometeram em criar uma literatura legitimamente nacional.
A prosa romântica, assim como a poesia, engajou-se na construção de uma imagem nacionalista e foi dívida em quatro temáticas para retratar com fidelidade os espaços nacionais, sendo eles: o campo, a selva e a cidade. A temática indianista retratou o índio como um legítimo cavaleiro medieval, sendo assim um ser puro, heroico, honesto e a expressão máxima de nacionalidade de seu país. Através da temática histórica os índios protagonizavam histórias heroicas e são vistos como formadores da nacionalidade brasileira. A temática regional teve a missão de conhecer e retratar os costumes de todas as regiões brasileiras, sendo a descrição das terras muito importante para a autonomia literária, pois não havia mais o modelo europeu de paisagem. A temática urbana focou na vida citadina e nos costumes da burguesia brasileira, que ansiava em ler algo que representasse seus problemas e valores.
O livro “Memórias de um Sargento de Milícias”, objeto de estudo deste projeto, é um romance urbano onde se tem, como plano de fundo, a cidade de Rio de Janeiro, os costumes e festividades de seus moradores.
O autor da obra, Manuel Antônio de Almeida (1830 - 1861) publicou a história em formato de folhetins semanais entre 1852 e 1853 no “Correio Mercantil” sob o pseudônimo “Um brasileiro”. A versão em livro só foi publicada em 1854 e a assinatura do autor apareceu apenas em 1863, dois anos após sua morte trágica em um naufrágio.
Memórias de um Sargento de Milícias também é considerado um livro de transição, pois apresenta características do realismo como: o foco em personagens de classe sociais mais baixas, a concepção deturpada de bem e mal, o diálogo com o leitor, assim como a transição entre primeira e terceira pessoa.
2. OBJETIVOS
Os objetivos deste projeto são: identificar as críticas inseridas na obra à sociedade da época e analisar a importância da produção literária e seu autor tanto atualmente quanto no contexto histórico em que foi produzida, reconhecendo-os como peças fundamentais para a história da literatura nacional.
...