Patrimonio Liquido
Ensaios: Patrimonio Liquido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caio2807 • 12/3/2015 • 520 Palavras (3 Páginas) • 830 Visualizações
Patrimônio líquido e suas teorias
O Patrimônio líquido pode ser simplesmente definido como a diferença, em determinado momento, entre o valor do ativo e do passivo, atribuindo-se a este último a conotação restrita de dividas e obrigações.
Embora o Patrimônio Líquido, em uma avaliação global possa ser mensurado por diferença entre Ativo e Passivo, contém elementos que caracterizam: interesses residuais em casos de liquidação; interesses em participar em distribuições de dividendos; e direitos de participação no Patrimônio Líquido de uma entidade em continuidade, no sentido possível alienação de sua participação ou de aumento de tal participação.
A teoria do proprietário é a teoria mais antiga e abordagem do patrimônio líquido é, sem dúvida, a da teoria do proprietário, que foi a maneira imaginada para revestir as partidas dobradas de sua lógica formal. Está forma de entender o patrimônio líquido facilita a aplicação e a explicação do funcionamento das contas e tem estado em grande evidência, principalmente devido a este fato.
Já a teoria da entidade é preciso, antes de mais nada, esclarecer que a entidade tem uma vida distinta das atividades e dos interesses pessoais do proprietários de parcelas de seu capital. A entidade tem personalidade própria. A teoria da entidade é baseada em equações.
A essência da teoria da entidade é que os credores, contribuem com recursos para empresa, sendo que a empresa existe como uma entidade separada e distinta.
A teoria do acionista ordinário caracteriza-se uma variante da teoria da entidade. Segundo essa teoria, todos os investimentos em uma sociedade por ações, exceto os acionistas ordinários, são considerados como outsiders, ao passo que do ponto de vista da teoria da entidade pura todos os investidores são outsiders.
Na teoria do comando a atenção principal da Contabilidade deveria ser centralizada no controle econômico efetivo dos recursos pelos gerentes ou “comandantes” de uma empresa. De acordo com ela, as demonstrações financeiras são feitas sob a forma de relatório de progresso. O balanço patrimonial representa um relatório de desempenho sobre os recursos afiançados aos gerentes. A demonstração de resultado expressa resultados das atividades do “comandante” e as formas utilizadas na mobilização de recursos para atingi-los;
De acordo com a teoria do fundos, são abonadas as relações pessoais que consubstanciam a teoria do proprietário e a personalização de firma como a entidade legal e econômica artificial, implícitas na teoria da entidade.
A teoria dos direitos residuais o acionista possui direitos em relação à empresa tal como outros titulares de direitos, mas o acionista não é considerado como proprietário. Outro ponto de vista residual é um conceito intermediário em relação à teoria da propriedade e à teoria de entidade.
Já na teoria empresarial é um conceito mais amplo do que a da entidade, mas menos definido em termos de escopo e aplicação. Na teoria da entidade, a empresa é vista como uma unidade econômica separada, que funciona primordialmente em benefício dos proprietários, ao passo que na teoria empresarial a empresa é uma instituição social que age em nome de muitos grupos de interesses. Em sua forma mais ampla, esses grupos incluem, além de acionistas
...