Pedagogtia
Artigo: Pedagogtia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NATALIALOPES1993 • 28/3/2015 • 455 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Todo ser humano tem seus direitos, estudar, ter um lar, alimentação etc. Isso sem discriminação racial, financeira, cultural, ou de opção sexual, tendo sua liberdade de expressão.
A sociedade possui uma diversidade cultural muito vasta, isso influência no modo de vida de cada pessoa, cada pessoa tem sua cultura e seu modo de viver, temos que respeitar a cultura do outro, isso não significa que temos que deixar de lado nossos valores, crenças para nos encacharmos na sociedade. Cada um tem sua própria identidade e adquirir aquilo que irá ser benéfico para nós, sempre com o ênfase em respeitar a cultura do próximo.
Nós docentes devemos utilizar das estratégias pedagógicas, isso significa interagirmos com os alunos, através de atividades, como por exemplo: pedir para eles comentarem situações que eles já viram sobre a diversidade cultural, acrescentando filmes, desenhos, explicando o objetivo da atividade, para que eles conheçam e aprendam a lidar e respeitar as diferenças do outro.
Outro método de abordar as diferenças culturais é conectar as situações pessoais com as informações das diferentes áreas do conhecimento. Temos que elaborar planos e idéias que possam minimizar as discriminações, fazendo assim, estaremos contribuindo para uma cultura melhor.
Aqui um breve exemplo de uma aluna que passou por um processo tramautizante. Por ela ser de aparência gordinha, usar óculos e ter espinhas era muito ridicularizada por seus colegas de classe. Os alunos colavam papéis em sua costas escrito: "me chute", "me bata", colocavam cola em sua cadeira, desenhavam um orgão genital masculino em sua cadeira, puxavam sua cadeira quando a aluna ia sentar para darem risada, a apelidavam de "zóio de lula", "quatro olhos", espinhosa, etc, por causa de sua aparência. Com todos esses acontecimentos a diretoria foi informada para que tomassem as devidas provodências, de onde não partiu nenhuma, a direção da escola alegava que: "- mesmo direito que sua filha tem de estudar os também tem". Os pais da aluna insatisfeitos, por nenhuma providência ou solução tomada, á mudaram de escola, com essa transferência o convívio da aluna mudou.
Através da experiência da aluna concluímos que o problema não eram apenas os "colegas de classe", mais sim a falta de soluções da diretoria, coordenadoria, e da própria professora.
A pedagoga(o) tende prestar atenção minuciosamente em seus alunos, seja ela professora, diretora ou coordenadora, para lapidar algumas atitudes desde cedo.
nesse caso que citamos como não foi tomada nenhuma atitude anterior pela escola os pais tem o direto de irem até a secretaria da escola e fazer sua reclamação pra que o erro não se repita com outras crianças.
Temos que nos conscientizar e não fazer com o outro quilo que não queremos para nós mesmos. Se colocar no lugar do outro é uma prática a ser ensinada desde cedo.
...