Penal IV
Resenha: Penal IV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilson171 • 16/9/2014 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
A questão em exame versa sobre a distinção entre o delito de favorecimento real e concurso de pessoas no delito antecedente
No caso em exame Claudinei e Lelinho estavam ajustados a pratica comum de roubo inclusive com divisão de tarefas.
O dolo na coautoria remanesce do crime comum primeiro porque entre os coautores a uma divisão de tarefas especifica e ambos nem precisam praticar o mesmo núcleo do tipo. Assim sendo o tipo penal do favorecimento real exige expressamente que o agente preste auxilio ao criminoso fora dos casos de coautoria ou participação em que o outro ainda não seja o receptador em caso de crime patrimonial .
Apenas para ilustrar o crime de favorecimento real exige do agente providencia para tornar seguro o proveito do crime e não os instrumentos do crime, a exemplo do que se ve na cautela indevida das armas do crime que poderão desencadear delitos contra o estatuto do desarmamento.
Se alguém empresta a um irmão guarida para se livrar de uma prisão por homicídio deverá ser reconhecida a escusa absolutória prevista no artigo 181 do CP como medida de interpretação extensiva o advogado não reúne imunidade para esconder seu cliente no escritório. Para realizar uma prisão em flagrante delito a autoridade policial não precisa de mandado de prisão bastando a mera suspeita. Mas se invadir a casa e não encontrar a pessoa a ser presa será muito bom convencer o dono da residência que foi um mal entendido .
QUESTÕES ALTERNATIVAS
2 - A
3- A
...