Perfil De Um Franqueador
Trabalho Escolar: Perfil De Um Franqueador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuca26 • 26/9/2013 • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 209 Visualizações
Qual é o perfil ideal de um franqueador?
Ao longo dos últimos anos um determinado assunto tem chamado muito a atenção dos franqueadores mais experientes. Trata-se do perfil ideal do franqueado. Muito se fala a respeito das características ideais de um franqueado. Mas será que existe um perfil adequado de um franqueador ideal?
Em um jogo de tentativas e erros muitos franqueadores tiveram boas e más experiências com suas respectivas redes franqueadas. Dentre as experiências ruins, no geral, chegou-se à conclusão de que o sucesso da franquia está ligado diretamente ao perfil deste franqueado.
O franqueado gosta de pessoas? Já teve experiência anterior em atendimento de cliente? Possui a capacitação mínima necessária para gerir o negócio? Tem afinidade com o ramo de atuação? Gosta do produto e serviço que irá comercializar? Possui as habilidades comportamentais adequadas?
Estes são alguns exemplos que refletem a realidade atual do processo seletivo de muitas redes franqueadas. Em suma, o processo seletivo tem se tornado cada vez mais importante no sucesso e na longevidade das operações franqueadas, o que contribuiu para o aumento da rigidez da avaliação do perfil dos investidores interessados no negócio.
Que o perfil do franqueado é importante, não temos dúvida. A dúvida que temos é: o quão importante é o perfil do franqueador para o sucesso do franqueado? O franqueador está de fato comprometido com o resultado do franqueado? Possui a estrutura necessária para dar suporte à rede? Cumpre o que promete? Estabelece um relacionamento ganha-ganha? Envolve a rede franqueada nas decisões estratégicas?
Enfim, perguntas como estas costumam ser ignoradas no momento da investigação que a maioria dos investidores faz na busca de um negócio ideal. É compreensível que isto ocorra. Afinal, quem nunca teve o sonho de ter um negócio próprio?
Via de regra, no momento da pesquisa por uma franquia, o investidor está muito próximo de realizar este grande sonho e acaba negligenciando o processo de seleção do seu franqueador. Essa desatenção, digamos assim, pode refletir negativamente no bom andamento no negócio.
Infelizmente, o franqueador está longe de entregar um sonho. Na prática, ele entrega realidade! E esta realidade não é tão romântica e perfeita quanto os sonhos acalentados tanto por ele, franqueador, quanto pelo franqueado.
Nesse sentido, vale relacionar algumas dicas sobre o que você deve considerar na busca de sua franquia ideal.
• Mais importante do que o aspecto financeiro, busque uma franquia que se adéque ao seu perfil. Lembre-se que você terá que trabalhar e se não tiver as características e competências básicas, pode comprometer a performance do negócio.
• Ser cliente fiel de uma determinada marca não presume que você tenha afinidade para trabalhar no mesmo segmento. Busque mais informações sobre o dia a dia da operação e do segmento. A sua motivação será a sua maior fonte de energia para mover o seu negócio ao sucesso.
• Converse com os franqueados atuais, pois eles poderão transmitir-lhe informações preciosas, desde o suporte do franqueador até sobre o dia a dia da gestão deste negócio.
• Busque franqueadores que demonstrem ser parceiros de seus franqueados e não chefes!
• Questione o franqueador sobre os números apresentados. Informações sobre o retorno do investimento, lucratividade e rentabilidade da operação precisam estar bem embasadas. Lembre-se que o Excel aceita tudo!
• Tenha certeza de que o capital disponível é suficiente para abrir o seu negócio. No início da operação, a sua franquia pode precisar de um oxigênio financeiro adicional. Esteja preparado.
• Não tenha pressa. A afobação é o pior inimigo da racionalidade. Pense com calma e avalie todos os riscos e oportunidades deste novo negócio. A decisão precisa estar madura antes de abrir a sua franquia.
• Identifique se os princípios e valores que o franqueador defende estão alinhados com o seu.
A escolha de uma franquia é muito parecida com a decisão de implantar um negócio independente, geralmente o empreendedor procura algo que ele tem afinidade com o produto ou serviço, com o conceito e o design da loja.
Estes são os três fatores que normalmente encantam as pessoas. Um outro fator é a veia empreendedora, que consiste em ter faro para negócios, para oportunidades e não ter medo de assumir riscos.
A análise de perfil é uma ferramenta que avalia vários aspectos do candidato como: capacidade empreendedora, liderança, habilidades em lidar com pessoas, aspectos comportamentais e alguns aspectos psicológicos.
A capacidade financeira do candidato para sustentar o negócio até atingir o ponto de equilíbrio e quanto tempo ele pretende se dedicar à franquia também entram na conta.
Normalmente é exigido do franqueado dedicação em tempo integral ao negócio, salvo que ele esteja entrando apenas como investidor. Lembrando que o franqueado-investidor na franquia tem restrições de muitos franqueadores.
O mais importante é não entrar em um negócio de franquia com a ideia de que na franquia tudo acontece de forma fácil sem precisar trabalhar muito. Isso é um grande engano. É preciso trabalhar sim, mas a grande vantagem é o apoio e suporte da estrutura da franqueadora e já entrar em um negócio testado e com maiores chances de sucesso.
Por fim, lembre-se que você é tão importante para o franqueador quanto ele é para você. A parceria entre você e o franqueador será fundamental para o sucesso do seu negócio. Pesquise, avalie, pesquise novamente e avalie mais uma vez sobre qual é o perfil do franqueador. Reflita: ele tem o perfil ideal para você?
TESTE
Você tem perfil para ser um franqueado?
A pedido da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a consultora Anna Vecchi, da Vecchi & Ancona, consultoria especializada em franchising, desenvolveu um teste exclusivo para os futuros candidatos a franqueados. A avaliação baseia-se na análise do posicionamento pessoal e profissional de quem responde, levando em conta as seguintes competências: empreendedorismo, conformidade a regras,
...