Perfil Empreendedor
Tese: Perfil Empreendedor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luanafaetec • 26/6/2014 • Tese • 670 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
O perfil empreendedor
O processo de empreender envolve todas as funções, atividades e ações associadas à percepção de oportunidades e à criação de organizações que buscam organizadamente estas oportunidades. Cinco elementos ou qualidades são fundamentais na caracterização de um empreendedor:
- Criatividade e inovação: empreendedores conseguem identificar oportunidades, grandes ou pequenas, onde ninguém mais consegue notar;
- Habilidade ao aplicar esta criatividade: eles conseguem direcionar esforços num único objetivo;
- Força de vontade e fé: eles acreditam fervorosamente em sua habilidade de mudar o modo como as coisas são feitas e têm força de vontade e paixão para alcançar o sucesso;
- Foco na geração de valor: eles desejam fazer as coisas da melhor maneira possível, do modo mais rápido e mais barato;
- Correr riscos: quebrando regras, encurtando distâncias e indo contra o status quo.
Algumas idéias equivocadas ainda existem no senso comum. Uma delas é a de que o empreendedor é um herói solitário. Na realidade, colaboração é a palavra-chave, empreendedores de sucesso se unem a grupos e seguem trabalhando unidos em direção a um único objetivo. Esses cinco elementos do empreendedorismo têm mais força quando compartilhados por um time ou dentro de uma organização.
Outro conceito errôneo é o de que um empreendimento necessariamente precisa ser muito grande para ser considerado um sucesso. Muitas empresas que se encaixam no critério de pequena e média são bastante empreendedoras. A distinção está no resultado desejado: seus proprietários a administram com o objetivo de manter seu estilo de vida e o da sua família, ou eles reúnem esforços a fim de explorar oportunidades, criar novos produtos ou entregar serviços de modo inusitado?
Pequenos negócios desempenham um papel muito importante na economia. É por meio da pequena empresa que obtemos os produtos e serviços já tradicionais. Muitos donos de pequenas empresas possuem qualidades empreendedoras ao buscar atender à demanda de produtos e satisfazer os clientes. Mas o conceito de empreendedorismo está baseado em indivíduos que misturam inovação com as melhores práticas de comercialização de novos produtos e serviços e que resultam em empresas de crescimento acelerado.
5. Os mitos em torno do empreendedor
Existem ainda alguns mitos que fazem do empreendedor um ser fantástico e de suas empresas uma obra inatingível ao simples mortais:
Há o mito do “tomador de risco”, segundo o qual a maioria dos empreendedores corre riscos absurdos e incalculáveis ao iniciar suas empresas: os empreendedores bem sucedidos estudam previamente os mercados/produtos em que vão atuar, planejam suas ações e ainda buscam investidores para compartilhar o risco do negócio e seu retorno.
Segundo o mito das invenções high-tech, a maioria dos empreendedores inicia suas empresas com uma invenção inusitada, normalmente de natureza tecnológica. Mas não é necessária a existência de uma idéia fabulosa: uma “excepcional execução de uma idéia comum” pode
...