Permanganato De Potássio
Artigos Científicos: Permanganato De Potássio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fertorres • 25/3/2014 • 762 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
Permanganato de Potássio (KMnO4)
Toxicidade
Informação geral
--------------------------
PERIGO! OXIDANTE FORTE. O CONTATO COM OUTROS MATERIAIS PODE CAUSAR INCÊNDIO. CAUSA QUEIMADURAS NA REGIÃO DE CONTATO. TÓXICO SE INGERIDO OU INALADO.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Risco à saúde: 2 - Moderados
Inflamabilidade: 0 - Nenhum
Reatividade: 3 - Severo (Oxidante)
Contato: 2 - Moderado
Equipamento de Proteção Individual: Óculos de proteção, avental, capela, luvas apropriadas
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Efeitos Potenciais à saúde
----------------------------------
Inalação:
Causa irritação ao trato respiratório. Os sintomas podem incluir tosse e dificuldade para respirar. Altas concentrações podem causar edema pulmonar.
Ingestão:
A ingestão de pó ou de eltas concentrações causa distúrbios graves do sistema gastrointestinal com possíveis queimaduras e edema; pulso lento, choque com queda da pressão sangüínea. Pode ser fatal. A ingestão de concentrações de até 1% causa queimaduras da garganta, nâuseas, vômitos e dor abdominal. Concentrações de 2-3% causam anemia e inflamação da garganta com dificuldade para respirar. Concentrações de 4-5% podem causar danos renais.
Contato com a pele:
Os cristais secos e as soluções concentradas são cáusticas, causando envermelhecimento, dor, queimaduras severas, manchas marrons na área de contato e possível endurecimento da epiderme. Soluções diluidas são levemente irritantes para a pele.
Contato com os olhos:
O contato dos olhos com cristais (poeira) e soluções concentradas causa irritação severa, envermelhecimento, visão borrada e podem causar danos sérios, possivelmente permenentes (seqüelas).
Exposição crônica:
O contato prolongado com a pele pode causar irritação, pele seca e dermatite. O envenenamento crônico com Manganês pode resultar da inalação de poeira contendo esse elemento, causando seqüelas no Sistema Nervoso Central. Os primeiros sintomas incluem sonolência, prostração e fraqueza nas pernas. Casos mais avançados têm mostrado sintomas de expressão facial “fixa” , distúrbios emocionais, espasmos e quedas.
Primeiros socorros
Inalação:
Remova para o ar fresco. Se a vítima não respirar faça respiração artificial. Se houver dificuldade para respirar, dê oxigênio. Chame imediatamente um médico.
Ingestão:
Se ingerido, NÃO induza o vômito. Dê grandes quantidades de água se estiver consciente. Chame um médico imediatamente.
Contato com a pele:
Lave imediatamente com água em abundância por pelo menos 15 minutos, removendo roupas e calçados contaminados. Chame um médico imediatamente.
Contato com os olhos:
Lave imediatamente os olhos com água abundante por pelo menos 15 minutos, erguendo periodicamente as pálpebras. Chame imediatamente um médico.
________________________________________
Incêndios: use equipamento de proteção adequado
Incêndios:
O material não é combustível, mas se tratando de um oxidante forte, sua reação com agentes redutores ou combustíveis pode causar ignição. O contato com substâncias oxidáveis pode causar uma combustão violenta.
Explosão:
Agentes oxidantes podem explodir por ocasião de uma batida ou se expostos a calor, chama ou atrito. Também pode agir como fonte de iniciação para explosões de pó ou de vapor. O contato com substâncias oxidáveis pode causar combustão violenta. Os recipientes fechados podem se quebrar quando aquecidos. Sensível a choque mecânico.
Extintores:
Use spray de água para abafar o fogo, resfriar recipientes expostos, e para retirar materiais não inflamados ou vapores longe do fogo. A água é mais efetiva do que os outros meios de extinção. Não deixe que a água contamine ralos ou corpos de água.
________________________________________
Manipulação e estocagem
Mantenha
...