Pesquisa Em Base De Dados
Monografias: Pesquisa Em Base De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aanaribeiro • 15/8/2014 • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE DIREITO
PROFESSOR: VILSON LEONEL
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM BASE DE DADOS
Localize os artigos nas bases de dados e responda:
a) Como se classifica o artigo quanto ao tipo? Original ou revisão?
b) Quais são os elementos que constituem o resumo? Copie e cole o resumo para um documento no Word e destaque no interior do texto: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões;
c) O artigo está disponível em texto completo na base de dados?
d) Qual o título do periódico?
e) Qual a periodicidade da revista?
f) O periódico é indexado? Caso a resposta seja afirmativa, qual é o indexador?
1 Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça Brasileiros
OBJETIVO: Analisar opiniões de juízes e promotores de justiça sobre a legislação brasileira e as circunstâncias em que o aborto induzido deveria ser permitido.
MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 1.493 juízes e 2.614 promotores no Brasil entre 2005 e 2006. Os participantes preencheram um questionário estruturado sobre características sociodemográficas, opiniões acerca da legislação que trata do aborto e circunstâncias para permiti-lo. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão de Poisson.
RESULTADOS: A maioria (78%) dos participantes opinou que as circunstâncias nas quais não se pune o aborto deveriam ser ampliadas, ou mesmo que o aborto não deveria ser considerado crime. As maiores proporções de opiniões favoráveis a que o aborto seja permitido referiram-se a risco para a vida da gestante (84%), anencefalia (83%), malformação congênita grave (82%) e gravidez resultante de estupro (82%). As variáveis relativas à religião foram as mais freqüentemente associadas a essas opiniões.
CONCLUSÕES: Observou-se uma tendência a considerar a necessidade de mudanças na atual legislação brasileira no sentido de ampliar as circunstâncias nas quais não se pune o aborto e até deixar de considerá-lo como um crime, independentemente da circunstância em que é praticado.
A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original
B) Disponível em texto completo? Sim
C) Título do periódico: Revista de Saúde Pública
D) Periodicidade: bimestral
E) Indexador(es): Scielo e outros
2 A subjetividade presente no estudo psicossocial da adoção
OBJETIVO: Esse trabalho traz reflexões acerca da subjetividade presente nos estudos psicossociais da adoção, elaborados pela equipe técnica em uma Vara da Infância e da Juventude, a partir de uma pesquisa realizada, visando a conhecer quais critérios eram adotados por essa equipe, para elaborarem seus pareceres. A colocação em família substituta é medida excepcional que pode se realizar através da guarda, tutela ou adoção e visa garantir o direito da criança ou adolescente (impossibilitada de permanecer com sua família biológica) à convivência familiar e comunitária. MÉTODO: A pesquisa foi efetuada num enfoque qualitativo, tendo como participantes nove técnicos do Setor de Adoção de uma VIJ (psicólogos e assistentes sociais) que realizam os estudos psicossociais de Adoção e de Inscrição, a avaliação psicossocial dos casos, seleção e preparação de candidatos. Utilizou-se como instrumento a entrevista de grupo focal. As informações obtidas nesse grupo foram analisadas de acordo com a proposta da epistemologia qualitativa. RESULTADOS: Os resultados mostram que há um reconhecimento do aspecto subjetivo da avaliação psicossocial, e que o sofrimento presente no processo de estudo e adoção é, em muitos momentos, também compartilhado pelo técnico. Um outro aspecto presente nos resultados refere-se à reflexão que o técnico realiza sobre suas próprias experiências em família e determinada classe social e cultural. CONCLUSÃO: As conclusões indicaram que o processo de estudo psicossocial gera desconforto, temor e ansiedade tanto nas famílias adotantes como nos psicólogos e assistentes sociais que realizam os estudos e acompanham os casos. Os técnicos percebem ainda que a subjetividade no processo pode dar margens a abusos de poder.
A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original
B) Disponível em texto completo? Sim
C) Título do periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica
D) Periodicidade: trimestral
E) Indexador(es): Scielo e outros
3 As interfaces da adoção
OBJETIVO: No presente artigo, busca-se analisar as diferentes interfaces do processo de adoção. Esta é vista hoje como um dos recursos para proteger a criança privada da convivência familiar, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, referindo que toda criança tem o direito de ser criada no seio de uma família. MÉTODO: Os dados mencionados são resultados de uma pesquisa efetivada no ano 2001 pelo Programa da Infância e Juventude, parceria entre o Juizado Regional da Infância e Juventude/Comarca de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O OBJETIVO desse estudo foi conhecer o perfil dos adotantes habilitados pelo Juizado da região. MÉTODO: A investigação foi realizado a partir de laudos periciais dos últimos cinco anos, totalizando quarenta e cinco adoções nacionais.
A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original
B) Disponível em texto completo? Não
...