Pesquisa em uma empresa de aluguel de carros
Projeto de pesquisa: Pesquisa em uma empresa de aluguel de carros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiano.cardoso • 23/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
uma verificação para atestar a veracidade da resposta. Depois de tudo confirmado, o atendente finaliza o cadastro do cliente digitalizando a documentação e associando as imagens ao cadastro do cliente.
Se for cliente antigo, é procurado o cadastro do cliente e checa-se se existe dívida (reservado para registrar pagamentos pendentes), se não houver registra-se o dia, mês, ano e tipo de carro que o cliente está alugando. O cliente deixa uma custódia. Locações não podem ser feitas para clientes que constem na lista negra, o cliente deve fazer o pagamento da dívida antes de alugar novamente.
Um cliente pode fazer múltiplas reservas, mas pode estar de posse de apenas um veículo a cada instante do tempo.
Os carros são categorizados em carros de luxo, carros de passeio e carros utilitários. Há locações com quilometragem livre e outras em que a quilometragem gera uma despesa no momento da entrega. O valor pago por quilômetro também varia, mas de acordo com a categoria do carro. Finalmente, no momento da locação, o cliente deposita um valor (cheque, dinheiro ou cartão de crédito) como garantia, e esse valor é sempre igual ao valor previsto da locação mais 10% como margem de segurança.
Os clientes registrados devem ser portadores de carteira de habilitação válida no mínimo há um ano e as mesmas não podem estar vencidas, e suas carteiras de habilitação não podem possuir menos do que 20 pontos perdidos por infrações no momento em que solicitarem a locação de um carro. O motorista autorizado deve ter mais de 21 anos. O motorista deve estar fisicamente apto a dirigir o carro.
O cliente deverá assinar um termo de cumprir as normas vigentes, incluindo direção sem bebida alcoólica.
Um automóvel pode ser locado por um prazo determinado de dias, mas o cliente pode devolver o veículo em período anterior ou posterior ao prazo. No primeiro caso não há nenhuma consideração especial, mas o segundo caso gera uma multa, que é pré-estabelecida para cada automóvel e será multiplicada pelo número de dias de atraso. Se o locatário não aparecer depois de 90 minutos da hora especificada para a coleta do carro, este pode ser liberado para locação imediata, a menos que a locação tenha sido garantida por cartão de crédito e o carro não foi recolhido até o final do dia, então um dia de aluguel será cobrado do locatário e o carro fica liberado para uso no próximo dia.
O atendente verifica a disponibilidade do veículo e entrega as chaves ao cliente que sai com o carro.
Caso um carro, disponível, seja escolhido pelo cliente este é alugado, sendo registrada a data inicial junto ao aluguel. Para que o cliente possa alugar um carro, este não pode estar com dívida pendente.
Na devolução do veículo, o atendente conjuntamente com o cliente faz uma vistoria para ver se o carro possui alguma irregularidade na parte interna, externa e mecânica, através de um formulário apropriado, o qual deverá ser checado na entrega do veículo.
Estando tudo de acordo, o cliente entrega as chaves e efetua o pagamento referente ao tempo que utilizou o veículo, recebe sua custódia de volta e um recibo com o valor pago.
Quando o carro é retornado antes da data, o valor da locação é devolvido integralmente. Se um carro é retornado com atraso, uma tarifa horária é cobrada por atrasos até 6 horas, depois do que cobra-se um dia inteiro. O cliente pode solicitar uma extensão por telefone, a qual deve ser permitida a menos que o carro esteja programado para manutenção.
Se o carro não for retornado até o final do dia previsto, e o cliente não
Sumário
1 Introdução 3
2 Objetivo 3
3 Desenvolvimento 3.1 4
3 Desenvolvimento 3.2 8
3 Desenvolvimento 3.3 8
4 Desenvolvimento 3.4 10
4 Conclusão 11
5 Referências 11
Introdução
Este trabalho, visa demonstrar o estudo de caso numa locadora de veículos, especializada em aluguéis de buggys à beira da praia.
No plano de expansão da empresa, a dona abrirá duas filiais em outros dois estados, posteriormente em mais dois. A sede atual é Guarapari- ES. As novas filiais serão em estados com típicos cenários turísticos, praias atrativas, rentáveis para o ramo de aluguéis de buggys; que são Porto Seguro- BA; Porto de Galinhas- PE; Natal- RN e Fortaleza – CE. Formando assim cinco lojas e a frota mais de 150 veículos.
...