TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre o Ferro Fundido

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

A Obtenção do Ferro Fundido

O Ferro metalico chega nas usinas siderugicas, passa pelos altos fornos onde são submetidos a processo de aglomeração (chamados de sinterização e pelotização), para aumentar o rendimento do alto-forno.

Ao minerio do ferro sinterizado ou pelotizado adiciona-se o coque  siderurgico, que executará as seguintes funções no alto forno:

Fornecercalor p/ a combustão; fornecer carbono (C) p/ a aredução ou retirada do oxigenio ; fornecer carbono (C) p/ formar  a liga Carbono.

O coque siderurgico é obtido pelo processo de coqueficação que consiste no aquecimento do carvão mineral, a elevadas temperaturas, em ausencia de ar. Também adiciona-se o fundente à mistura. A função do fundente é combinar-se c/  a ganga do minério com  as cinzas provenientes da queima do coque. O resultado é a obtenção de uma escórea facilmente separavel  do ferro. O principalfundente é o calcário (CaCO3 ).

O Estanho , o minerio de ferro beneficiado, o coque e o fundente preparados, o alto-forno é carregado.

O carregamento do alto-forno é feito atraves de sua abertura superior, onde são colocadas as camadas alternadas de coque , minério e fundente. Estando carregado o alto-forno, o processo de obtenção do ferro propriamente dito tem inicio. Ar quente é insuflado  no alto forno e reações de queima ou combustão se iniciam. Dios movimentos ocorrem no seu interior :o movimento descendente de carga em oposição  ao movimento ascendente dos gases.

A temperatura, dentro do alto-forno, vai aumentando do topo p/ a base , enquanto reações quimicas vão se sucedendoconforme a temperatura vai aumentando.

Ao redor de 1600°C já se obtem o ferro fundido que recebe o nome de ferro-gusa ou ferro de primeira fusão.

A escórea, sendo menos densa que o ferro-gusa, flutua sobre ele e é retirada por uma saida propria, enquanto o ferro-gusa é retirado por outra saida.

OBS: ILUSTRAÇÃO

O ferro-gusa saindo do alto-forno, pode seguirdois caminhos: ser transformadoem aço ou em ferro fundido.

 No  estado solido, o ferro-gusa é a matéria das fundições q/ fabricam o ferro fundido. onde é enviado p/ um forno  conhecido como cubilô.

No forno cubilô, o ferro gusa solido sofre nova fusãotransformando-se em ferro fundido. Esse ferro apresenta um teor de carbono(C) de 2 a 4%, alem de pequenas quantidades de silicio(Si), manganês(Mn), fosforo(P)  e enxofre (S) .

OBTENÇÃO DO AÇO

 O  aço é a liga do ferro-carbono contendo geralmente 0,008% até aproximadamente 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais, resultantes dos processos de fabricação.Ele é o gusa liquido produsido nos altos fornos, que é encaminhado para as aciarias em carros-torpedos.

Nas aciarias, o gusa liquido sofre uma descarboretação, isto é, parte do carbono existente no gusa é removido por oxidação. Alem do carbono, outras substancias como o enxofre(S) ,forforo(P)  silicoi(Si) e manganês (Mn) tambem sofrem oxidaçãosendo removidas em grande parte, notadamente o enxofre e o fosforo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com