Pieronefrite
Dissertações: Pieronefrite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruhna • 14/5/2013 • 341 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
Infecção Renal Crônica
A infecção renal também chamada de pielonefrite é uma inflamação que ataca os rins. Os sintomas de uma infecção renal são os mesmos sintomas de uma infecção urinária.
A infecção renal pode ir se desenvolvendo ao longo de meses e só depois aparecem os primeiros sintomas ou eles podem aparecer subitamente. Sendo assim a infecção renal pode ser classificada em aguda ou crônica.
Numa infecão renal, um conjunto de microorgansmos provavelmente vinda a região anal chegam ao trato urinário e acabam por infeccionar um ou os dois rins.
A infecção renal é uma situação grave e deve ser tratada com internação hospitalar, uso de antibióticos durante algumas semanas e hidratação do indivíduo.
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário ascendente que atingiu a "pielo" (pelve) do rim. Afeta quase todas as estruturas do rim, incluindo túbulos, sistema recolector e interstício. Só o glomérulo é exceção, pelo menos até uma fase avançada.
Existem duas formas de pielonefrite, a aguda, causada por uma infecção bacteriana, e a crônica, na qual infecções de repetição se conjugam com a reação do sistema imunitário a essas infecções para produzir o quadro de lesões.
Pielonefrite Crônica
A pielonefrite crônica é derivada de múltiplos ataques de pielonefrite aguda, que podem ser mais ou menos graves, e que ocorrem frequentemente durante um período alargado.
Fisiopatologia
A causa mais frequente é a insuficiência dos mecânismos anti-refluxo, com refluxo de urina da bexiga para o rim. Outra causa frequente é a litíase renal, com cálculos obstrutivos do fluxo da urina.
Clínica (sintomas)
O início pode ser gradual ou dar-se ataque de pielonefrite aguda. Sintomas são semelhantes a esta última mas tendem a ser mais suaves mas mais arrastados. Pode complicar com surgimento de hipertensão arterial de causa renal; síndrome nefrótica; e insuficiência renal.
Patologia
Macroscopicamente há atrofia do rim afectado. A pelve e os cálices ficam danificados e por vezes obstruem a passagem da urina. Com o microscópio, vê-se extensa fibrosação do rim, uma resposta provocada pelo sistema imunitário à infecção constante. Há atrofia de alguns túbulos, dilatação de outros, com conteúdo hialino devido à proteína retida.
...