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Pin-up: meninas no calendário

Tese: Pin-up: meninas no calendário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Tese  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

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Pin-ups: as garotas do calendário

Foi uma história que começou na Paris do século XIX e que influencia, ainda hoje, artistas do mundo todo. São as pin-ups, garotas que misturam sensualidade e inocência na dose exata para enfeitiçar o imaginário masculino.

Tudo começou na Paris do fim do século XIX com ilustrações de Alphonso Mucha e Jules Cheret. Esses dois artistas criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para posters. Jules Cheret desenvolveu técnicas de litografia e percebeu que este recurso de impressão aliado à imagem de uma bela mulher era uma poderosa propaganda. Alphonso Mucha ganhou notoriedade desenhando cartazes para peças protagonizadas pela atriz Sarah Bernhardt, que ficou tão encantada pela sua imagem retratada pelo cartunista que o contratou por um ano inteiro. Os desenhos de Mucha trabalhados e cheios de contornos são a imagem do movimento art-noveau. A arte dos posters virou escola e influenciou artistas por duas décadas.Com os posters, vieram os calendários com mulheres de silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época, e já estamos falando do início do século passado. Debaixo de uma aura de inocência, transparece toda a sensualidade acentuada por roupas que deixam, aqui e ali, aparecer um pedacinho do corpo da figura retratada. Apesar da censura, os traços elegantes do movimento art noveau acabaram por tornar aceitáveis as figuras desnudas, que passaram a estampar de filtros de cigarros a caixas de bombons.

Nos anos 20, Raphael Kirchner ilustrou a vida parisiense com mulheres assumidamente sensuais, muitas vezes em poses e situações que denotavam lesbianismo. Aí, pode-se dizer, começa a história das garotas com cara de sapeca em poses extremamente picantes, ilustrando calendários de oficinas e borracharias. Nessa época, era Hollywood quem mais produzia posters para divulgar seus filmes. A revista Esquire também ilustrava suas páginas com mulheres sedutoras que viraram a razão de viver dos soldados que partiam para a segunda guerra. Elas estavam por toda parte, nas carteiras dos soldados e desenhadas no nariz dos seus aviões de guerra. Foram elas que, pela primeira vez, mostraram seus pêlos pubianos numa revista masculina.Do desenho, surgiram as pin-ups em carne e osso. As mais famosas foram Betty Page e Norma Jean, que virou Marilyn Monroe e cuja estréia, em fotos para um calendário nua e espichada sobre um fundo de veludo vermelho, tornou-se uma imagem reconhecida em todo o mundo.Todo ano a moda busca inspiração em épocas passadas, até pela necessidade de se reinventar. No cenário mundial atual, vemos que os anos 40 estão, de novo, em alta. Na época em que a mulher era extremamente feminina, vaidosa e explorava um leve erotismo com formas arredondadas.

(ao contrário de hoje, em que o padrão de beleza busca cada vez mais um fenótipo de mulher magra), pernas de fora, cinturas extremamente finas (na maioria das vezes espremidas em corseletes) e decotes generosos; passaram a serem vistas como sex symbols. No cabelo viam-se casquetes, franjas retas e faixa. No make, o blush bem marcado e os batons fortes em tons avermelhados, eram mais usados. As roupas interagiam-se com o corpo. As cinturas marcadas, saias rodadas, saltos, xadrez, babados e bolinhas; compunham o visual da época.

Depois dos anos 80 e 90, em que se viu muita influência do Rock na moda, os anos 40/50 voltaram

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