Planejamento Financeiro
Artigos Científicos: Planejamento Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniela.soares • 16/9/2014 • 852 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Planejamento Financeiro como estratégia para a obtenção resultados nas pequenas empresas.
Introdução
Atualmente as pequenas empresas tem atuado em vários setores e obtido sucesso em muito deles e são consideradas de muita importância para o crescimento de uma economia saudável. O planejamento financeiro é muito importante pois dará suporte para o gestor das pequenas empresas, pois demonstra informações sobre necessidades ou excessos de caixa, formas de planejar financiamentos e investimentos. Muitas das pequenas empresas não tem o habito de realizar o planejamento e acabam enfrentando problemas financeiros e encerram suas atividades.
1.Classificação e características da pequena empresa.
Conforme estatuto da Micro e Pequena empresa, aprovado em 1999 pela Lei nº 9.841/99, embasada nos artigos nº 170 e 179 da Constituição Federal, regulamentada pelo Decreto nº 5.028/44, de 31 de Março de 2004, a classificação poderá se dar de duas (02) formas: 1). Através da receita bruta e/ou 2). Pessoas ocupadas nas empresas (números de funcionários).
Microempresa: é a empresa que gera receita bruta anual igual ou inferior a R$ 433.755,14 (quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e quatorze centavos).
Empresa de Pequeno e Porte: é a empresa que gera receita bruta anual igual ou superior a R$ 433.755,14 (quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e quatorze centavos).
Classificação do porte da empresa pode ser descritos como:
Quantitativos: Considera-se como os principais problemas enfrentados a falta de um sistema contábil organizado nas micro e pequenas empresas e a pouca confiabilidade de alguns dados obtidos nos levantamentos, principalmente nos censos econômicos.
Qualitativos: São considerados os critérios que se referem à forma de administração e ao tipo de inserção no mercado como: acesso ao mercado de capitais e inovações tecnológicas; existência de divisão do trabalho especializado; nível de especialização de mão-de-obra, etc...
2. Aspectos que afetam a gestão da pequena empresa:
Pontos Fortes: são considerados pontos fortes da pequena empresa, maior flexibilidade devido a menor burocracia maior agilidade na tomada de decisão por depender de um numero reduzido de pessoas, maior comunicação entre os membros da empresa e logística por poder estar próximo ao cliente final.
Pontos Fracos: são considerados má gestão, que são responsável 90% pelos fracassos, falta de recursos financeiros e obtenção de créditos, falta de capacidade para enfrentar momentos de dificuldades da empresa, burocracias gerais, concorrência das grandes empresas, entre outros.
3. O que é planejamento Financeiro
Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.
Os planejamentos financeiro podem ser estratégicos (á longo prazo) ou operacionais (á curto prazo). Planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais á curto prazo. Planejamentos Operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a precisão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros.
4. A administração do capital de giro para a elaboração de um planejamento financeiro.
De acordo com Hoji (2001), o capital de giro são os recursos investidos em ativos circulantes que dão sustentação as atividades operacionais
...