Planejamento Financeiro
Exames: Planejamento Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOELMA • 3/1/2015 • 463 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
INTRODUÇÃO
O orçamento ajuda a estabelecer limites aos impulsos de consumo. Ao fazer um planejamento financeiro definimos em que e quanto pode gastar. A falta de disciplina na execução do orçamento ocorre principalmente com as compras por impulso. Algumas pessoas adotam soluções para este problema, como por exemplo, sair de casa sem talões de cheque ou cartões de débito ou crédito, não passar em determinados lugares. Outras evitam levar crianças para as compras. Algumas pessoas por não elaborarem um orçamento de despesas completamente, acabam se deparando com o fato de que as despesas projetadas são superadas e, sem planejamento os gastos acabarão maiores do que imaginado, pois mesmo com o orçamento bem elaborado, sem grandes dificuldades com as projeções de renda e despesas, ainda poderá enfrentar sérios problemas na administração de suas contas; uma vez que poderá existir um descasamento temporário entre renda e despesa.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL
O orçamento familiar ou pessoal é uma previsão de receitas (renda, juros, aluguéis, etc.) e despesas num determinado período de tempo (mês, trimestre, ano, etc.). Esta previsão permite que a pessoas visualize de forma organizada como estão suas contas hoje e como elas ficarão num determinado período de tempo à frente.
As pessoas costumam ter um orçamento que pode ser escrito ou não. Um orçamento escrito indica a existência de maior interesse pela sua utilização e fornece informações de melhor qualidade. Se o orçamento não está escrito (apenas na memória da pessoa), fornecendo-lhe informações sem uma maior precisão, sua efetiva utilidade será bem menor.
IMPORTÂNCIA
Um bom planejamento começa pela criação de um orçamento pessoal confiável, o que significa previsões com um satisfatório grau de precisão. Para algumas pessoas, as previsões mais incertas são as de rendas. Entre essas se destacam aquelas cuja renda é formada principalmente por comissões ou bônus. Nesses casos, o melhor a fazer é trabalhar com três hipóteses de renda anual: a provável, a otimista e a pessimista. Assim, as despesas obrigatórias ficariam atreladas à previsão pessimista. Um valor mais elevado de gastos seria realizado caso se confirmasse as previsões provável ou otimista. Quanto às despesas, se há um orçamento detalhado e disciplina na sua execução, não haveria, na maioria dos casos, porque haver surpresas nos valores realizados. A falta de disciplina na execução do orçamento ocorre principalmente com as compras por impulso.
OBJETIVO
Definir um objetivo financeiro significa determinar um valor e um prazo para alcançar um objetivo qualquer. A simples definição de prazo e valor para cada objetivo que temos permite o cálculo exato de quanto tempo falta para atingirmos esta meta. A definição de objetivos
...