Planejamento Financeiro
Casos: Planejamento Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taciaduarte • 10/3/2015 • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
1. Planejamento financeiro- Características e Fundamentos
Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Ou seja, sua principal característica é possibilitar uma visão da empresa para um contexto amplo, com diferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto ao tipo e a forma de captação de recursos.
Dois elementos essenciais do processo de planejamento financeiro são o planejamento de caixa, que envolve a elaboração do orçamento de caixa, e o planejamento de resultados, que exige a elaboração de demonstrações projetadas. Tanto o orçamento de caixa quanto as demonstrações projetadas são úteis para fins de planejamento financeiro interno; mas também podem ser requisitados por fornecedores atuais e futuros de recursos financeiros.
Os processos de planejamento financeiro costumam ser iniciados pelos planos financeiros de longo prazo, ou estratégicos que orientam a formulação de planos, e orçamento de curto prazo, ou operacionais.
1.1. Planejamento Financeiro de Longo Prazo - São ações projetadas para o futuro, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros. Esses planos compreendem um período de dois a dez anos. Ele auxilia na tomada de decisões da organização, priorizando os objetivos e alinhando as alternativas com o intuito de dar uma direção a ela. É um modelo pelo qual se observa e conhece as reais necessidades de captação de recursos para que os desejos (lucros) da organização se tornem realidade.
1.2. Planejamento financeiro de curto prazo - São ações projetadas para um espaço de tempo menor, geralmente de um a dois anos com desenvolvimento sempre acompanhado, suas decisões tomadas interferem nos ativos e passivos circulante com vários efeitos sobre a organização.
Um ponto importante para que o planejamento financeiro seja bem estruturado é a previsão de vendas, pois com elas podem ser adotados planos alternativos de produção que sempre considerarão o tempo necessário para a transformação da matéria- prima em produto.
A empresa Port Carros deseja realizar um alto investimento isso necessita de um planejamento financeiro, o que possibilitara um conhecimento de qual a melhor forma de captação de recursos para o investimento, assim evitar possíveis surpresas com gastos extras ou prejuízos, e possibilitando a criação de planos alternativos caso ocorra algum imprevisto.
.3 Estrutura de um planejamento Financeiro - A estrutura assemelha-se a um demonstrativo de resultados de exercício, pois contem informações necessárias para estipular metas, objetivos e inclusive a correção de supostas falhas na administração da organização.
2. Demonstrativos orçamentários
2.3.1 Demonstrativo do Resultado do exercício projetado
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente de doze meses. O ciclo de doze meses é conhecido como exercício fiscal, mas também costumam ser elaboradas demonstrações mensais de resultado para serem usadas pela administração e devem-se disponibilizar demonstrações trimestrais aos acionistas de empresas abertas.
De acordo com a Lei nº 6.404. de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
A receita liquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
As despesas com as vendas, despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
O lucro ou prejuízo líquido d exercício e seu montante por ação do capital social;
Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e
b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
A seguir um modelo detalhado da Demonstração do Resultado do Exercício:
RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços
(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de Vendas
Abatimentos
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas
= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA
(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados
= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO
(-) DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas Com Vendas
Despesas Administrativas
(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
Despesas Financeiras
(-) Receitas Financeiras
Variações Monetárias e Cambiais Passivas
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS
Resultado da
...