Planejamento de ações comerciais. Importância dos processos administrativos
Tese: Planejamento de ações comerciais. Importância dos processos administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quelpop • 9/4/2014 • Tese • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
Relatório:
Planejamento da Ação Empresarial.
A importância dos processos administrativos
Segundo Henry Fayol, a administração tem como função básica os cinco processos que são: planejamento, organização, comando, coordenação e controle, sendo a base para o sucesso em todos os sentidos de uma reorganização empresarial.
No entanto, Fayol definiu da seguinte maneira cada componente da função administrativa:
O planejamento que esta relacionado com o futuro da empresa onde deseja chegar, e traçar ações a longo, médio e curto prazo, identificando os impactos futuros das decisões tomadas.
A organização consiste em criar estruturas e realizar tarefas.
O comando é o modo de influencia e manter as pessoas nas atividades exigidas pela empresa.
Coordenação é o processo de harmonizar, reunir e unificar toda a atividade da empresa.
E por último o controle que é o ato de averiguar e cuidar das ordens estabelecidas pela empresa.
Todos esses processos são importantes para o processo decisório dos planejamentos futuros, evitando surpresas desagradáveis, prevendo os riscos e tomando ações preventivas para controlar e atingir as metas e objetivos propostos.
Gestão Estratégica
Existe uma diferença em gestão estratégica e planejamento estratégico. O planejamento estratégico é um processo que visa o melhor desempenho da empresa para alcançar determinado objetivo, que leva em conta as condições internas e externas. A gestão estratégica, ela tem um foco estratégico em todas as áreas da organização, avalia a situação, elabora projetos de mudanças estratégicas e acompanha e gerencia os passos da empresa. Dentro da gestão estratégica, é feito um Diagnostico Estratégico, onde são avaliados os desempenhos da empresa, se estão alcançando os resultados propostos, são avaliados todos os pontos dentro da empresa, o marketing, as ameaças existentes, seus recursos e projetos futuros. Em seguida é realizada uma verificação sobre Prontidão Estratégica, ou seja, toda a administração da empresa, suas visões e decisões sobre o futuro da entidade, decisões que podem abrir oportunidades ou fechar, enfim, a administração e suas decisões, obstáculos que venham a interferir o crescimento da empresa. Após todo esse processo, entra o processo de prioridade em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização, e assim, é implantando na entidade por uma ordem lógica com foco nas ações mais importantes. Direcionamento estratégico, é o momento em que é definido o direcionamento da instituição para sua sobrevivência.
Como o conceito de estratégia é diretamente relacionada com visão do futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a Vigilância Estratégica, observando, acompanhando e questionando tudo ao seu redor, afim de agir antes mesmo que o risco venha a acontecer. Uma organização para atuar como uma Gestão Estratégica, precisa conhecer e saber tudo o que acontece no mercado de hoje, e tudo o que acontece dentro da sua própria empresa, acompanhar para que tudo saia como o esperado.
Planejamento Estratégico Institucional
Numa definição mais ampla sobre o assunto, Planejamento Estratégico Institucional é um sistema de decisão, que funciona de modo unificado e que abrange e integra várias partes da Instituição, uma visão de vários ângulos, vamos dizer. De maneira, que não deduz sobre o que pode acontecer, mas como algo estruturado analisa, observa e define as decisões que serão aplicadas dentro da organização e que servirão principalmente para um futuro mais coerente com o que se deseja para a instituição, basicamente é a definição do rumo que ela espera levar.
Vou descrever como geralmente funciona, o processo de formação e aplicação do Planejamento Institucional. Até chegar ao ponto de implantar a estratégia planejada, usa-se e faz parte da implantação: analisar os dados, organizar os dados. Do planejamento: planejar: as áreas, os departamentos, os centros e de modo geral toda a instituição, para daí fazer a implantação das decisões estudadas e encontradas. Após isso, então, avalia-se e se mensura os resultados obtidos e se necessário adota ações corretivas, que é o controle.
A gestão estratégica trata em formular as estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos, então se faz o plano estratégico e que contém também as ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
- missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- visão - onde queremos chegar como instituição;
-valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
-estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
- desdobramentos da estratégia, os objetivos estratégicos.
Pois bem, o Planejamento Estratégico Institucional, possibilitará a realização dos objetivos da empresa, pois estuda toda uma situação com um olhar favorável a ela e define o que fazer para que tudo ocorra como o esperado e proposto, sempre vendo as ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, onde a organização está e onde pretende chegar, se resume a Estratégia Institucional.
Relatório:
Organização da Ação Empresarial.
Através dos estudos sugeridos para esse relatório pudemos verificar a importância do planejamento e da organização do que foi planejado para que a empresa possa alcançar todos os seus objetivos e dar continuidade a suas metas.
O Planejamento empresarial determina os objetivos que a empresa deseja
...