Plano De Aula - Galinha Ruiva
Dissertações: Plano De Aula - Galinha Ruiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabriciamp • 18/6/2014 • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 4.377 Visualizações
• Pergunta 1
1 em 1 pontos
Leia o texto e marque a alternativa correta.
“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva, então, que a prática leitora do livro infantil deve se manifestar no convívio da sala de aula.”
(MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000, p. 15)
Disponível em <http://www.cintiabarreto.com.br/literatura_infantil/questoessobreliteraturainfantil.shtml>. Acesso em 25 mai. 2012.
Resposta Selecionada: e.
O texto literário ultrapassa o caráter pedagógico, pois o livro, assim como a arte, é plural, possibilitando ao leitor diversos sentidos e, portanto, diversas possibilidades interpretativas.
• Pergunta 2
1 em 1 pontos
Aponte a alternativa que NÃO apresenta características do texto literário.
Resposta Selecionada: e.
Na literatura, o autor prende-se à norma padrão da língua, visto que a escrita literária é pautada em um conjunto de saberes ou de habilidades de escrever e ler bem.
• Pergunta 3
1 em 1 pontos
Os contos de fadas podem ser encarados como uma jornada em quatro etapas, sendo cada etapa da jornada uma estação no caminho da autodescoberta: travessia, encontro, conquista e celebração.
Considere os trechos dos contos de fadas e as etapas que seguem.
I. “O tempo passou depressa e, dali a três meses, a moça partiu tristonha para o castelo daquele terrível homem.” – ENCONTRO. (A Bela e a Fera. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p.12.).
II. “A notícia do casamento não demorou muito tempo para chegar até os ouvidos da rainha.
Ela foi correndo perguntar para o espelho mágico quem era a futura princesa:
_ Diga logo, espelho meu: essa moça é mais bela do que eu? (...)
_ Sim, querida rainha. A moça é Branca de Neve e continua sendo mais bonita que você.
Primeiro a rainha ficou com tanta raiva que começou a esmurrar o espelho. Mas depois, (...) caiu no chão e ficou reclamando da vida. E está assim até hoje.” – TRAVESSIA. (Branca de Neve. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 24).
III. “Uma semana depois, a princesa e o príncipe se casaram, numa festa maravilhosa que até hoje todo mundo comenta. E ficaram morando naquele mesmo castelo, onde tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre.” – CELEBRAÇÃO. (A Bela Adormecida. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 24).
IV. “E não acabou de falar, porque Maria deu um empurrão nela com toda a força, trancando a bruxa dentro do forno. Depois, a menina correu para o porão e soltou João.” – CONQUISTA. (Joãozinho e Maria. As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995, p. 19-20).
Está(ão) correta(s) a(s) relação(ões):
Resposta Selecionada: e.
III e IV.
• Pergunta 4
1 em 1 pontos
Considerando que o autor literário capta a realidade pelos seus sentimentos, explorando as possibilidades linguísticas e as manipulando em níveis semântico, fonético e sintático, marque a alternativa que representa a criatividade do autor no nível fonético.
Resposta Selecionada: a.
Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( … )/ O lobo ficou chateado. ( … )/ LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( … ) (Chico Buarque)
• Pergunta 5
1 em 1 pontos
Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.
I - O núcleo problemático do conto é existencial, pois o herói e a heroína buscam a realização pessoal.
II - Os obstáculos ou as provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína do conto.
III - Para fugir da repressão, os autores dos contos usavam, notadamente, animais personificados como personagens de suas histórias.
Está correto o que se afirma apenas em
Resposta Selecionada: e.
I e II.
• Pergunta 6
1 em 1 pontos
As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior,
...