Plano De Contas
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Contas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suricato • 15/6/2014 • 253 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
A análise das demonstrações contábeis é uma técnica bastante útil para as empresas, pois avalia e comprova a redução do grau de insolvência e o aumento de informações claras e objetivas são utilizadas para a tomada de decisão.
O ato de analisar os demonstrativos contábeis consiste em comparar resultados das operações econômico – financeira s em um determinado período, através de índices de liquidez, rentabilidade e econômicos.
Conforme Marion (2012, p.1), podemos dividir a Análise das Demonstrações Contábeis em três níveis: a) introdutório, b) intermediário, e c) avançado.
Marion (2012, p.1) descreve o nível introdutório, como o primeiro nível de análise financeira, segundo seu grau de complexidade.
São utilizados indicadores básicos que abordam o grau de rentabilidade, liquidez e endividamento da organização estudada.
De acordo com o autor supramencionado, no nível intermediário a análise Pode ser aprofundada mediante outro conjunto de indicadores que melhor explica e detalha a situação econômico-financeira da empresa. Alguns desses indicadores são: Analise do fluxo de caixa, Análise do DOAR, Alavancagem Financeira e Lucratividade.
Já no nível avançado, Marion (2012, p.3) discorre que este nível utiliza uma Série de outros indicadores e instrumentos de análise que poderiam enriquecer mais as conclusões referentes à situação econômico-financeira de uma empresa. Algumas dessas ferramentas seriam:a) indicadores combinados;b) análise da DVA;c) liquidez dinâmica;d) projeções das Demonstrações Contábeis e sua análise;e) análise com ajustamento das demonstrações contábeis no nível geral de preços; f) análise das variações de fluxos econômicos versus financeiro;e g) outros modelos de análise: Balanced Scorecard, EVA, MVA etc.
...