Plano De Contas
Exames: Plano De Contas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigopaixao • 12/9/2014 • 1.774 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
Plano de contas é uma peça de extrema importância para as organizações. Nele se estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamentos, agrupamentos, análises, derivações, dilatações.
É um conjunto de contas, previamente estabelecido, destinado a orientar os trabalhos da escrituração contábil.
Um plano de contas deve, assim, ser entendido como um conjunto de normas, como um sistema, visando estabelecer, previamente, tudo o que diz respeito às contas a serem adotadas nos registros contábeis de uma empresa ou de uma entidade. Muitos técnicos acreditam que apenas a evidenciação de diversos títulos de contas seja todo um Plano; este erro é encontrado com freqüência em diversos trabalhos práticos e mesmo em grandes números de livros. Na verdade ele é, realmente, a estrutura, a parte que talvez mais impressione; entretanto, observando rigorosamente o problema, podemos perceber que ele é apenas uma das partes de que se compõe a grande peça contábil que recebe a denominação de plano de contas. Se nós analisarmos o conceito de contas, veremos que ele abrange o objeto ou fenômeno tipicamente identificado, a relação dos fatos, e serve-se do titulo apenas como fator de identificação. O plano deve abranger, portanto, toda a extensão do conceito, função, funcionamento e relações das contas, afim de que se possa realmente Ter uma peça que preencha suas finalidades.
Á importância do Plano de Contas
Todos nós sabemos que as contas são de extrema importância para os registros contábeis. São elas que permitem a escrituração dos atos e fatos ocorridos nas empresas.
Todo administrador deve saber que, o contabilista ao proceder a escrituração contábil, deve ter em mãos uma relação de todas as contas necessárias ao seu processo contábil. O plano de contas está para a contabilidade como o radar está para aviação, indispensável.
Usuários das informações Contábeis
Conceitua-se como o usuário toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.
Para as finalidades deste trabalho, citaremos dois tipos de usuários:
Usuários internos e os externos:
Usuários internos: são os administradores, gerentes, diretores. Através das informações geradas pela contabilidade, os administradores têm condições de verificar se o que foi planejado está efetivamente sendo executado. Também são informações necessárias para tomada de decisões.
Usuários externos: são aqueles que estão fora da empresa, como fornecedores, bancos, investidores, clientes, governo, etc. Esses usuários não têm acesso aos documentos que deram origem à informação contábil; e cada um deles possui um interesse diferente nos demonstrativos contábeis.
O que é um Plano de Contas:
O plano de contas é uma peça muito ampla, utilizada pela boa técnica contábil. Trazendo um conjunto de normas compondo o sistema contábil de uma determinada organização. Estabelece a conduta que deve reger a escrituração contábil, através da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, funcionamento, registro, grupamentos, relacionamento entre as contas e os grupos, análises, etc.
Não é um simples elenco de contas, que não proporciona nenhuma orientação. Assim como um exército em campanha que segue um plano de operações. E não é um elenco de ações, na guerra dos negócios a contabilidade segue um plano de contas, para que todos os dados sejam adequadamente registrados, analisados e interpretados.
Elenco, Função e Conceito das Contas:
Elenco das Contas: conhecido como estrutura do plano de contas, consiste na relação ordenada de todas as contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis de uma entidade.
Exemplo de Plano de Contas:
Ativo
Ativo Circulante
Disponibilidades
Direitos Realizáveis
Estoques
Despesas do Exercício seguinte
Ativo Realizável a Longo Prazo
Ativo Permanente
Investimento
Imobilizado
Diferido
Passivo
Passivo Circulante
Passivo Exigível a Longo Prazo
Resultado de Exercícios Futuros
Patrimônio Líquido
Capital Social
Reservas de Capital
Reservas de Lucros
Lucros ou Prejuízos Acumulados
Função das Contas: tem como finalidade explicar a razão da existência da conta, para que serve, onde se aplica, como se trabalha com ela. Ex.: a conta CAIXA representa o dinheiro, recebendo a débito os recebimentos e a crédito os pagamentos efetuados em dinheiro;
Ativo Circulante: Figuram neste grupo as disponibilidades, os direitos realizáveis no exercício subsequente, as despesas apropriadas no exercício subsequente e os estoques da forma que analisaremos a seguir:
Disponível: São entendidos como disponibilidades, dentre outros, o numerário de caixa, os saldos em contas bancárias de livre movimentação e os saldos de contas que representa ativo de liquidez imediata tais como certos títulos governamentais, títulos de mercado aberto e os numerários em trânsito por qualquer motivo.
Caixa: Função: registra o movimento de dinheiro em poder da empresa.
Funcionamento:
D - pelo recebimento em dinheiro.
C - pelos pagamentos em dinheiro.
...