Plano de Negócio da empresa X-Games
Por: Julian Oliveira • 1/3/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.469 Palavras (6 Páginas) • 580 Visualizações
NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME DO DISCENTE OU GRUPO
AULA DE PRATICA ABNT
Word para tcc - Aplicação prática
CIDADE - ESTADO
2017
NOME DO DISCENTE OU GRUPO
AULA DE PRATICA ABNT
Word para tcc - Aplicação prática
[pic 1]
CIDADE - ESTADO
ANO
RESUMO
A motivação é o que faz com que as pessoas se movam e realizem algo. O planejamento de marketing é responsável por gerar motivação nos consumidores para que estes adquiram um produto, serviço e até mesmo, adiram à uma ideia. O presente trabalho de conclusão tem o objetivo específico de desenvolver um plano de marketing para a empresa X-Games, um parque de diversões indoor, idealizado durante o desenvolvimento do Plano de Negócio para a conclusão do curso de MBA em Gestão Empresarial, na cidade de Macapá/AP pela FGV. O planejamento foi montado com base em pesquisas acadêmicas e em uma pesquisa qualitativa realizada na cidade. Utilizando desde os conceitos mais básicos de marketing até uma análise através da Matriz BCG foi possível criar um planejamento onde os objetivos estratégicos da empresa foram levados em consideração, bem como a realidade de mercado local, assim se fez um planejamento ideal, atendendo as exigências da empresa e atendendo ao seu público consumidor sem exageros.
Palavras-chave: Planejamento de Marketing. Plano Integrado. Matriz BCG. Motivação e Consumidores.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: tabelas 8
Figura 2: Linhas 9
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.2 CONTEXTUALIZAÇÃO 7
3 COSIDERAÇÕES FINAS 9
4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente TCC é oriundo do Plano de Negócio da empresa X-Games, concebida para ser uma empresa moderna e atual, que atuará no ramo de entretenimento, criando um parque de diversões indoor, voltado para jogos eletrônicos na cidade de Macapá/AP - Brasil, criando um novo padrão de parques na cidade.
A cidade de Macapá tem um mercado muito escasso de serviços, principalmente de entretenimento para jovens, e é nesta lacuna que a X-Games irá atuar, criando uma nova opção de lazer no centro da cidade. Com um ambiente moderno e descolado, que já é comum em outras regiões do país e que falta na cidade. A empresa criará um parque classificado como parque indoor, pois se trata de um parque em local fechado.
O ambiente será seu grande diferencial, um espaço multifuncional e totalmente voltado para jogos eletrônicos, com locadora de jogos, onde se cobra por diárias, maquinas de fliperamas e simuladores de jogos onde se cobra por ficha, além da disponibilidade dos principais consoles do mercado para jogos online pagando-se pela hora de uso, e finalizando o espaço, uma lanchonete para tender sempre bem os clientes.
Este trabalho tem como objetivo geral responder a seguinte questão: Qual a estratégia de marketing ideal para diferentes empresas?
Especificamente será desenvolvido um plano de marketing ideal para a empresa X-Games.
Planejar o marketing é extremamente importante, pois este setor é responsável pela interação e comunicação com o público consumidor da empresa, ou seja, tudo que o cliente percebe e conhece sobre a empresa tem que ser transmitido da maneira correta, para criar uma memória emocional e associativa sólida, impulsionando o consumo e a possível fidelização do mesmo.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO
A palavra marketing já era muito comum pela população brasileira mesmo nos anos 90, hoje este conceito é ainda mais “famoso”, mas a verdade é que poucas pessoas realmente sabem o que marketing significa, muitas pessoas tem uma ligeira ideia e nunca conseguem explica-lo, sempre fica em volta de algo ligado a propaganda, e em verdade esta ideia esta bem longe do que o marketing pode ser para as empresas e para as pessoas. Richers (1994, p. 7) afirma que a integração tão rápida do marketing ao vocabulário popular se deu por três motivos:
O primeiro e principal é o verdadeiramente revolucionário processo de substituição de importações que o país atravessou ao longo dos últimos três decênios e que o transformou numa nação das mais industrializadas do mundo. Ao longo deste processo, não só adotamos tecnologia inovadora, como também novos métodos e sistemas administrativos, entre eles o Marketing. O segundo fator está ligado à difusão da inovação através de escolas superiores e de cursos especiais, em cuja vanguarda encontra-se (modéstia à parte) a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, e que formaram muitos milhares de jovens administradores, uma boa parte dos quais agiu e ainda age como missionários nas nossas empresas ao divulgarem e aplicarem conceitos mais modernos, como o de Marketing. Finalmente, acredito que uma terceira razão está associada ao sistema de comunicações, tanto da mídia impressa e falada, quanto também da ação das agências de publicidade que usam — e às vezes abusam — da palavra “Marketing” para um monte de coisas que ela é ou não é.
A consequência de todo este processo que ocorreu a mais de 40 anos podemos ver refletido hoje, o marketing não é mais um conceito inovador, não que ele não tenha evoluído e se adaptado às novas demandas, mas ele veio para ficar e ficou, se tornando umas das áreas estratégicas mais importantes das empresas.
Os conceitos de marketing surgiram baseando-se em um conceito utópico, de que a economia poderia ser estável e balanceada, ou seja, a capacidade de produção seria exatamente igual a capacidade de consumo. Porem Marcos Cobra, em seu livro Marketing Básico, afirma que “em função do desequilíbrio, surge o papel do marketing, tentando estimular o consumo, reduzindo preços ou oferecendo vantagens e divulgando através da propaganda essas ofertas” (COBRA, 2008, p. 37). Assim podemos inferir que o marketing surge para aproximar as empresas de seus clientes.
...