Plataforma Moodle
Artigo: Plataforma Moodle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chihallima • 6/11/2014 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
Índice
1. Introdução 2
1.1 Justificativa 3
1.2 Definição do problema 3
Objetivo 3
1.3 Objetivos Gerais 3
1.4 Objetivos Específicos 3
1.5 Hipóteses 4
1.6 Resultados Esperados 4
2. Revisão da Literatura 5
3. Metodologia do Trabalho 6
3.1 Etapa Planejamento 6
3.2 Etapa Design 6
3.3 Etapa Capacitação 7
3.4 População de estudo. 7
REFERÊNCIAS 8
1. Introdução
O trabalho que se apresenta é subordinado ao tema Plataforma Moodle para Escola da Catedral.
O projeto de desenvolvimento de Software para a criação de cursos e portais de formação baseados em tecnologias Web. Foi desenhado para dar suporte a um modelo de aprendizagem construtivista social.
A plataforma Moodle é, de forma simples, um sistema que permite a gestão de cursos e conteúdos educativos. É um software livre, o que permite que a plataforma possa ser usada sem grandes restrições, por qualquer pessoa ou organização (Administrador da plataforma Moodle).
1.1 Justificativa
A plataforma Moodle é, de forma simples, um sistema que permite a gestão de cursos e conteúdos educativos. É um software livre, o que permite que a plataforma possa ser usada sem grandes restrições, por qualquer pessoa ou organização. Por este motivo o tema foi abordado, vem pra ajudar a edução dos nossos irmãos Moçambicanos.
1.2 Definição do problema
A inexistência de um plataforma de um sistema que permite a gestão de cursos e conteúdos educativos, representa um grande problema para qualquer organização de educação.
Objetivo
1.3 Objetivos Gerais
Implantar o ensino a distância na Escola da catedral a fim de possibilitar qualificação profissional e educação de qualidade em todos os níveis de ensino.
1.4 Objetivos Específicos
Criar dinamismo entre colegas, pois possui recursos que permitem comunicação, como os fóruns em tempo real, os Chats.
Permitir, a qualquer hora, consulta de informação, que , por vezes, o professor não tem à mão;
Permitir partilha de conhecimentos;
Permitir trabalhos entre os colegas, colocando informação para consulta de todos;
Permitir trabalhar à distância, colocar dúvidas, elaborar recursos, colocando-os, cada um, em sua disciplina, se a tiver;
1.5 Hipóteses
- implementar soluções técnicas de avarias do moodle.
- implementar soluções de tecnologias da informação e comunicação na plataforma moodle da Escola da Catedral.
- Escolher ferramentas apropriadas e recursos tecnológicos para realizar uma variedade de tarefas e resolver problemas na plataforma moodle.
1.6 Resultados Esperados
Divulgar a realidade da instituição mediante o uso dos serviços e produtos da tecnologia da informação, integrando-se de maneira orgânica e sistémica nos diferentes programas da revolução, que responde à Batalha de Ideias.
Automatizar desde o portal todos os serviços de atenção aos inter nautas do Moodle da Escola da Catedral.
2. Revisão da Literatura
Custo: Os custos para a nova plataforma eram bem inferiores aos da plataforma anterior. O custo agora era manter a equipe e pagar uma hospedagem para o Moodle. Para escolher a melhor hospedagem para o Moodle foi usado como critério a indicação da própria Equipe do Moodle (www.moodle.org).
O sistema de integração de dados foi composto por três módulos distintos que somados formavam uma cadeia de regras poderosa para a inserção e atualização de dados no Ambiente Virtual. Os módulos locais foram desenvolvidos na linguagem Python6, por ser uma linguagem flexível e que proporciona um rápido desenvolvimento, graças a grande de quantidade de plugins e vasta documentação. O módulo remoto (webservice) foi desenvolvido usando a linguagem PHP, para que fosse possível usar as interfaces do próprio Moodle para tratamento dos dados.
Oliveira e Santos(2008, p. 30) afirmam que o DI deve ser definido em função
da intencionalidade e da funcionalidade da unidade didática objeto de sua ação e da
identificação, implementação e gestão de estratégias de aprendizagem associadas aos
objetivos que se tenham como metas prévias, ressaltando,dessa forma,a importância de se adotar uma postura flexível ao se elaborar e executar um planejamento didático. Como busca do ponto de partida para a eficiência do desenho instrucional de um curso,
3. Metodologia do Trabalho
Tomando como princípio as especificidades da modalidade educacional,os pressupostos pedagógicos e
...