Politização
Tese: Politização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2014day • 27/10/2014 • Tese • 484 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Politicagem
Politicagem é a face menos nobre da política, não fui no dicionário buscar a definição, é desnecessário; posso não conhecer a definição clássica dos dicionários, mas sei o suficiente para saber que politicagem não é o lado mais bonito da política. Hoje em dia muitos já acham que não há lado nobre na política, não radicalizo, seria até injusto, atividades não são responsáveis pela integridade daqueles que as professam. A política é nobre; se os políticos não o são, isso é outro departamento É uma expressão para demonstrar a política feita com os aconchavos, acordos inexcrupulosos, justamente o que temos visto já algumas décadas no cenário político brasileiro.
Política no dicionário popular é a arte de enganar. Veja por exemplo, um candidato à deputado estadual ou federal, que gastos entre 10 a 30 milhões de reais para se elegerem, visando receber salários que durante todo o mandato não chegam a um 1/3 do valor gasto em campanha!
Por isso aquela célebre frase: "ME ENGANE, QUE EU GOSTO". Creio que aí está explicado na prática o que é politicagem, pois boa parte dos eleitos, não irão fazer outra coisa senão P O L I T I C A G E M ....
Hoje no Brasil, se faz mais politicagem do que política. O que seria essa politicagem? Acordos milionários, troca de cargos, troca de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política brasileira. Um caso recente de politicagem é a dificuldade de Lula de dar os cargos de seu governo para os partidos que lhe apoiaram nas eleições de 2006. Muita gente pra pouco cargo. Tanto que Lula foi obrigado a criar vários ministérios, chegando a mais de 30 ministros e secretários.
Política é o ato de representar o povo, lutar pelos interesses do povo. Coisa que raramente acontece, o que vemos é uma deformação da política. A políticagem acontece por debaixo dos panos, em restaurantes, em hotéis. É nessa deformação da política que nascem os mensalões, mensalinhos, caixas 2 e outros tipos de corrupção. Na troca de cargos políticos, só ganhou cargo quem apoiou o Lula nas eleições. Partidos de oposição, seja de esquerda como o P-SOL, PCB e o PSTU, ou de direita como DEM e PSBD, nenhum ganhou um cargo político. Nessa mesma políticagem, Mangabeira, que fez forte oposição a Lula, ganhou um cargo do tipo “não-faz-nada”.
É por essa politicagem que todos os deputados em plena madrugada de terça-feira estava trabalhando feito loucos para aumentar seus próprios salários. Coincidência ou não, a votação foi feita no dia da chegada do Papa ao Brasil. Enquanto todas as emissoras davam destaque a Sua Santidade, os deputados votavam se eles queriam receber mais ou não. Um claro exemplo de politicagem sem pudor.
O que o Brasil precisa não é de combate a política, mas sim de combate a politicagem e os politiqueiros e seus descendentes. O Brasil precisa de uma política anti-politicagem.
...