Poluição Atmosferica
Exames: Poluição Atmosferica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andss • 13/3/2014 • 662 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
Conforme estudo promovido pelo grupo, a poluição atmosférica é problema antigo que está relacionado ao progresso da civilização. O fator principal da poluição nas cidades é a queima de combustíveis fósseis (ex: carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, segue alguma das metrópoles com o ar mais poluído do mundo:
Cidade do México (México)
Pequim (China)
Cairo (Egito)
Jacarta (Indonésia)
Los Angeles (EUA)
São Paulo (Brasil)
Moscou (Rússia)
De acordo com relatórios feitos a partir de dados da rede de monitoramento, no Brasil, a cidade de São Paulo tem sido considerada como a que tem os mais sérios problemas de poluição do ar. Entretanto, outras cidades, como Vitória do Espírito Santo, devido à presença de uma siderúrgica, Rio de Janeiro e Brasília, devido às suas frotas de veículos, também figuram entre as mais poluídas.
A população mundial, e consequentemente o mercado que a atende, de maneira geral, tem se preocupado cada vez mais com o crescimento tecnológico, com o conforto, com a maneira de produzir em grandes escalas, e a praticidade que os produtos no mercado trazem a demanda. Com tudo isso sendo atendido, cada vez mais se degrada o Meio Ambiente de forma insana.
Para que vou me preocupar com o dano que meu carro faz ao meio ambiente? Sou apenas um entre muitos que o têm! Esse é o pensamento de muitos que se preocupam apenas com a facilidade que trazem os carros. Ou pior, muitos nem param pra refletir sobre isso. Exemplo disso é a indústria automotiva, que tem como maior objetivo o que o público mais deseja: conforto dos bancos, direção mais “macia”, GPS’s, inúmeros sensores com n funções, motores superpotentes, entre outros. E com tanto aspecto positivo o público não enxerga, ou até mesmo esquece de se perguntar quais são os aspectos negativos, e bem, visivelmente eles não aparecerão ali. Quanto um carro pode ser nocivo à atmosfera? A indústria automobilística é um dos maiores causadores de danos ao meio que vivemos. A fumaça dessas indústrias e de seus produtos está entre os maiores responsáveis pelo fenômeno chamado AQUECIMENTO GLOBAL. A queima de combustíveis fósseis como gasolina, diesel, querosene, e combustíveis minerais como o carvão, geram os gases monóxido e dióxido de carbono contido na fumaça. Eles contribuem formando uma espécie de camada em torno da atmosfera, não permitindo que o calor, gerado pelo sol, seja dissipado no espaço na forma de raios ultra vermelho. Esses raios ultra vermelhos ficando presos dentro da atmosfera gera o aquecimento global.
Mas esse é apenas um exemplo claro de que as pessoas não estão muito preocupadas
...