Pompalina
Pesquisas Acadêmicas: Pompalina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clauebugao • 26/3/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.268 Visualizações
No século XVI e XVII , Portugal se via como uma nação pobre , tentando ingressar no capitalismo industrial, sendo sufocado principalmente pelo tratado de Methwen (1703) devido a diferença de preços entre os produtos manufaturados (praticado principalmente pela Inglaterra) e os agrícolas.
Portugal era dirigido pelo rei D. José I, uma nobreza arruinada, onde , para recuperar a economia de Portugal, nomeou Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marques de Pombal, iniciando assim , no século XVII, as reformas Pombalinas.
A reforma Pombalina teve por âmbito econômico, administrativo e educacional, tanto em Portugal como nas colônias, visando transformar Portugal em uma metrópole capitalista, fazendo com que Portugal e além de sua maior colônia , o Brasil, em condições econômicas para competir com as demais nações desenvolvidas.
Pombal procurou industrializar Portugal através de altos imposto a produtos importados. Fundou a companhia de vinhos em Portugal, incentivou a produção agrícola e construção naval. Reformou a instrução pública e fundou várias academias. Expulsou os Jesuítas e Portugal e de seus domínios.
No Brasil, organizou melhor a exploração de riquezas. Criou duas companhias de comercio, a do Grão Pará e Maranhão e a de Pernambuco a Paraíba para financiar a produção de açúcar, café e algodão. Incentivou a indústria de construção naval , a de laticínios, de anil e de cochonilha.
Na mineração, aboliu o imposto do quinto (pagamento da quinta parte de todo ouro produzido), substituindo pela Avença (cobrança fixa de 100 arrobas).
Melhorou o controle de exportação de ouro e diamantes, mudou a capital de salvador para o Rio de Janeiro. Criou o tribunal na nova capital, e junta de justiça em todas as capitanias.
...