Ponto De Fusão E Ebulição
Artigo: Ponto De Fusão E Ebulição. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alamkrafiti • 26/8/2014 • 856 Palavras (4 Páginas) • 718 Visualizações
A determinação do ponto de fusão e de ebulição de uma determinada substância é essencial para que seja possivel estabelecer critérios de pureza, separação de compostos, além de ajudar a caracterizar compostos orgânicos.
1.1 PONTO DE FUSÃO
O ponto de fusão é a temperatura que uma substancia passa do estado sólido para o estado liquido. Se a substância for pura, o ponto de fusão será constante até que toda a substância se torne liquida. A temperatura só voltará a variar depois que toda a substância estiver fundida.
Quando o sólido é impuro ele geralmente inicia a fusão em uma temperatura abaixo da de ponto de fusão da substância pura e não se mantem constante durante a fusão, caracterizando impurezas na substancia.
Para que se determinem os pontos de fusão deve-se entender o que determina essas características. Há interligação entre volume e forças intermoleculares, que diferencia um sólido, um líquido e um gás. Cada substância necessita de uma determinada quantidade de energia para mudar o seu estado físico, pois as forças intermoleculares se rompem com o aumento da temperatura.
Há varias formas de se determinar o ponto de fusão de uma substância, como o ponto de fusão macro e o micro. Onde o macro é aquecido diretamente e utiliza uma quantidade relativamente grande de substância. O micro é aquecido indiretamente e utiliza uma quantidade pequena de substância.
Foi determinado o ponto de fusão do ácido benzoico e da benzofenona. Em nenhum dos casos foi houve uma medida exata da quantidade das substâncias, porque a quantidade não influencia no ponto de fusão ou de ebulição.
Foram determinados os pontos de fusão das substâncias de duas formas diferentes, ponto de fusão macro e ponto de fusão micro.
Ponto de fusão macro
Em dois suportes universais, foram colocados dois tubos de ensaio. Em um deles foi posto certa quantidade de benzeno e em outra certa quantidade de Ácido Benzóico. Ambos os tubos de ensaio foram aquecidos diretamente pelo bico de Bunsen, em que a chama foi cuidadosamente movida em torno dos tubos para que o calor não se concentrasse apenas em um lugar.
Após o naftaleno e o Ácido Salicílico terem se fundido totalmente, foi parado de aquecê-los. Assim que começaram a surgir os primeiros cristais nas substâncias foi utilizado um termômetro para medir a temperatura e então foi marcado o ponto de solidificação, que coincide com o ponto de fusão nos sólidos cristalinos.
Ponto de fusão micro
Dois tubos capilares foram cuidadosamente fechados em uma de suas extremidades, dentro de um deles foi posto Benzofenona e no outro ácido benzóico. Separadamente, eles foram presos um de cada vez em um termômetro com um fio de cobre e colocados em um tubo de Thiele com glicerina, que estava suspenso por um suporte universal. O termômetro foi pendurado em cima do tudo de forma que ficasse dentro do tubo, mas não encostasse em suas laterais, primeiramente com a Benzofenona e depois com o ácido benzóico.
O tubo de Thiele foi aquecido diretamente com o bico de Bunsen, que foi movimentado em torno do tubo de Thiele para que o calor não se concentrasse apenas em um lugar.
Foi aquecido até que fosse possível observar que a benzofenona, que estava dentro do tubo capilar, estava se fundindo e então foi determinado o ponto de fusão.
O mesmo procedimento ocorreu com o tubo de ácido benzóico.
2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
...