Por Que A Sociologia Se Interessa Pela Religião?
Casos: Por Que A Sociologia Se Interessa Pela Religião?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deusamara • 8/11/2014 • 252 Palavras (2 Páginas) • 11.530 Visualizações
A religião é um assunto que vai está sempre presente no nosso cotidiano. Onde formos sempre vai ter alguém que siga uma religião, que acredite em algum deus, um objeto sagrado, etc. Cada pessoa tem opiniões diferentes, um jeito de defender o que acredita.
Ao passar dos anos pessoas vem se interessando, estudando sobre esses rituais religiosos para entender mais o porquê que a sociedade tem tanta vontade de seguir um dogma. Para Max Weber ter conhecimento das religiões era uma forma de conhecer a sociedade, ver como as pessoas reagiam, suas ações e comportamentos sobre aquilo que acreditavam. Weber não se importava se a tal religião tinha mais admiradores ou seguidores, nem ele mesmo tinha uma crença para seguir, dentre muitas que havia estudado não tinha escolhido nenhuma. Ele tinha mais interesse de compreender as razões que levava uma pessoa se juntar a uma crença, como explicava sua escolha para aquilo que desejava seguir com fidelidade. Não foi apenas Max Weber que se interessou pela religião, além de sociólogos também antropólogos, pensadores, citadores, entre outros.
A palavra “Religião” vem do latim religare que tem o significado de religação, religar, ou seja, quando uma pessoa se liga a uma religião ela entra em um conjunto, logo esse conjunto se ligam em um só pensamento/ideia para ali ser discutidas. È importante ressaltar que o Brasil é considerado o maior país em número de católicos. Mas não importa a crença. A religião é algo indiscutível, pois cada ser tem suas preferências conforme suas escolhas.
...