Portfolio Politicas
Dissertações: Portfolio Politicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elivelttondocarm • 31/8/2014 • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 382 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ALINE APARECIDA AGANETE LUCINDO
ANDREIA MARIANO PEDROSA BRETAS
CARINA DELFINO GURGEL
MARGARETH APARECIDA PEDROSA PEIXOTO
ROSELENE DAS GRAÇAS AZEVEDO
“O ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DA SAÚDE”
IMPLANTAÇÃO DO SUS E A SAÚDE MUNICIPAL
Itabirito
2010
ALINE APARECIDA AGANETE LUCINDO
ANDREIA MARIANO PEDROSA BRETAS
CARINA DELFINO GURGEL
MARGARETH APARECIDA PEDROSA PEIXOTO
ROSELENE DAS GRAÇAS AZEVEDO
“O ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DA SAÚDE”
IMPLANTAÇÃO DO SUS E A SAÚDE MUNICIPAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Políticas Sociais III
Orientadores: Prof. Sirlei Fortes
Itabirito
2010
SUMÁRIO
ENTREVISTA 04
INTRODUÇÃO 06
DESENVOLVIMENTO 07
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ENTREVISTA - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABIRITO
A. Existe Conselho Municipal de saúde em seu município? Quem é o Presidente?
Sim, desde 28/09/2004. Presidente: Lúcio Mário de Araújo. Vice-Presidente: Ana Lúcia Braga Fortes
B. Como é o Conselho constituído?
O Conselho é constituído por 3 segmentos: População, trabalhadores de saúde pública municipal e instituições públicas e privadas do serviço de saúde. Ou seja 50%(cinqüenta por cento) dos usuários, 25% (vinte e cinco por cento) dos trabalhadores na área de saúde e 25% (vinte e cinco por cento) de prestadores de serviços públicos e privados. A cada titular corresponde um suplente.
C. Há participação da sociedade civil? De que forma?
Sim. As reuniões são abertas à população
D. As conferências municipais acontecem de quanto em quanto tempo?
De 2 em 2 anos.
E. Como se dá a mobilização para a participação da sociedade civil?
É divulgado em jornais o cronograma das reuniões e solicitado ao representante das associações comunitárias a divulgação do convite de reuniões.
F. Quais as propostas mais relacionadas aos desafios da operacionalização da política de saúde discutida nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde de seu município e que foram levadas como propostas até as Conferências Municipais de Saúde?
Por motivo de eleições extemporâneas no município, ocorreu a mudança de diretoria do conselho. O início do mandato da atual diretoria do conselho foi em 3 de fevereiro de 2010, portando não tivemos acesso às propostas da sexta conferência, realizada em 14 de agosto de 2007.
G. Quais as propostas que foram efetivadas e que hoje são garantidas enquanto direito da população?
A mesma resposta anterior.
Obs. Teremos nova Conferência Municipal de Saúde, a realizar-se até o final de Dezembro de 2010. O Presidente do Conselho Municipal de Saúde coloca-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Entrevista concedida aos alunos de Serviço Social VI, no dia 20/09/2010 – Responsável: Lúcio Mário de Araujo – Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
INTRODUÇÃO
Precedidos por uma leitura dos dados da realidade em nosso município, buscaremos fazer uma reflexão sobre o contexto político e social que precedeu e testemunhou a criação do SUS – Sistema Único de Saúde, bem como dos desafios que ainda fazem partes de sua existência, mais de 20 anos após sua criação. Segundo Menicucci, verificaremos porque “A proposta de um sistema de saúde igualitário chocou-se com o legado histórico de uma sociedade marcada pela diferenciação e pela segmentação no próprio campo da atenção à saúde.”
Por fim buscaremos conhecer como se dá a atuação do Conselho Municipal de Saúde, como busca implantar e efetivar as políticas de saúde do município.
O ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DA SAÚDE
Em 1966, ocorreu a unificação da Previdência Social, e os trabalhadores começaram a ser os financiadores desta Política, muito embora havia a presença de interesses do capital, acumulando capital para as grandes farmacêuticas e também financiando,
...