TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Administração Em RH - Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Portfólio De Administração Em RH - Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 15

Portfólio de Administração de Recursos Humanos Comportamento organizacional

Volkswagen do Brasil

Nome: Ana Carolina Brino

RA: 1238680

Pólo: Unifran EAD – São Carlos

São Carlos

2013

Volkswagen do Brasil

Instalada no Brasil desde 1953, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos e é uma das maiores empresas privadas do País.

A empresa conta com a maior rede de distribuição, com mais de 600 concessionárias no território nacional, e cerca de 23 mil empregados em suas quatro fábricas: São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná.

Ao longo de sua trajetória de quase seis décadas no País, a Volkswagen do Brasil acumula marcas expressivas: mais de 20 milhões de veículos produzidos, mais de 3 milhões de veículos exportados, vendas internas que superam 17 milhões de unidades, além da liderança de vendas do Gol no mercado brasileiro por 26 anos consecutivos. A unidade de São Bernardo do Campo foi a primeira a fábrica construída pela Volkswagen fora da Alemanha.

Pioneira no desenvolvimento da tecnologia bicombustível, a empresa desenvolve a sustentabilidade como princípio de gestão. Entre alguns exemplos de iniciativas ligadas à sustentabilidade estão o desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo e de emissões (BlueMotion), o investimento em geração de energia limpa e renovável por meio de PCH (Pequena Central Hidrelétrica), e a utilização de softwares para monitoramento e redução dos impactos ambientais nos processos produtivos.

Atualmente, a Volkswagen do Brasil é a segunda maior operação da marca Volkswagen no mundo. E, para continuar crescendo no País, o presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou em 2011 um novo ciclo de investimentos na operação brasileira da marca, totalizando R$ 8,7 bilhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e a ampliação da capacidade produtora no Brasil.

Estrutura Organizacional:

A Volkswagen do Brasil é formada pela seguinte estrutura, resumidamente:

• Presidente

• Gerentes ( sendo eles de cada área específica dentro da empresa: como finanças, qualidade assegurada, recursos humanos, segurança do trabalho, engenharia de produção, controladoria, marketing, segurança patrimonial, manutenção elétrica, ambiental, produção)

• Supervisores executivos

• Líderes diretos ( cada um em seu respectivo setor conforme os gerentes)

• Engenheiros

• Analistas

• Técnicos

• Inspetores

• Auditores

• Assistentes

• Estagiários

• Operadores de produção

• Empresas terceirizadas que prestam serviços de : Cozinha, Jardinagem, Retrabalho, Limpeza, Logística, Enfermagem, Imprensa.

A) Cultura da Organização

História

Volkswagen chega aos 60 anos no Brasil como maior fabricante do setor e com uma trajetória de pioneirismos e inovação

• Atividades tiveram início em 1953, montando Fusca e Kombi em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP)

• Hoje, a Volkswagen é a maior fabricante de veículos do País, com mais de 20 milhões de unidades produzidas, e a maior exportadora do setor

• Em seis décadas, a Volkswagen está na preferência do consumidor brasileiro por 50 anos: 26 anos com o Gol e 24 anos com o Fusca

A Volkswagen do Brasil comemorou no dia 23 de março de 2013, 60 anos de atividades no País. Nessas seis décadas de atuação no Brasil, marcadas por pioneirismo e inovação tecnológica, a empresa conquistou marcas expressivas em produção e vendas. Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, país que recebeu a primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca.

Ao longo desta trajetória de sucesso, as exportações também foram ponto de destaque da Volkswagen do Brasil, reconhecida como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 3 milhões de unidades destinadas a 147 países. A Volkswagen ultrapassou também a marca de 7,5 milhões de motores produzidos na unidade de São Carlos (SP), inaugurada em 1996.

Outra marca expressiva da Volkswagen são os 50 anos de liderança em vendas de um modelo da marca no mercado nacional. Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro preferido dos brasileiros superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a Volkswagen responde por meio século no topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil.

Mesmo com o acirramento da concorrência, resultado da chegada de novas marcas, 2012 foi o melhor ano da história da Volkswagen no Brasil, o que reforça a sustentabilidade do negócio da empresa no País, assim como o gosto dos brasileiros pelos produtos da marca.

Em 2012, a Volkswagen do Brasil atingiu a marca recorde de 852.086 unidades produzidas, volume que consolida a empresa como a maior fabricante de veículos do País. Acompanhando o avanço na produção, as vendas no Brasil também cresceram. Também em 2012, obteve seu melhor resultado histórico, com 768.395 unidades comercializadas, incluindo veículos de passeio e comerciais leves. Recorde também na produção anual de motores, superando 900 mil unidades

Atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com