Portfólio Individual RH 5 Semestre
Pesquisas Acadêmicas: Portfólio Individual RH 5 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gusmborges • 4/11/2014 • 2.923 Palavras (12 Páginas) • 443 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Desenvolvimento 5
2.1 Tópico 1 5
2.2 Tópico 2 6
2.3 Tópico 3 8
2.4 Tópico 4 10
2.4 Tópico 5 10
2.5 Tópico 6 11
2.6 Tópico 7 12
2.7 Tópico 8 13
2.8 Tópico 9 13
2.9 Tópico 10 13
2.10 Tópico 11 14
2.11 Tópico 12 15
2.12 Tópico 13 15
3 Conclusão 16
4 Referências bibliográficas 17
Introdução
No desenvolvimento desse portfólio, abordaremos temas como definir treinamento, como planejar programa de treinamento, dinâmicas de grupo e jogos aplicados em treinamento. E ainda os benefícios da ginastica laboral, e a ergonomia para a saúde do trabalhador.
Desenvolvimento
Tópico 1
As primeiras ações envolvendo treinamento e desenvolvimento podem ser reportadas aos primórdios da civilização, quando o homem da caverna repassava aos seus descendentes os conhecimentos básicos que asseguravam a sobrevivência e a continuidade das espécie humana.
Ao longo da historia, diferentes autores propuseram uma definição para treinamento e desenvolvimento de pessoal. Todos, entretanto, guardam entre si a mesma coerência com relação aos seus pressupostos, não havendo disparidade marcante entre eles.
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre funcionários de uma empresa, visando particularmente à aquisição de habilidades para um determinado cargo.
“Treinamento é a aquisição sistemática de atitudes,
conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que
resulta e melhora de desempenho no trabalho.”
GOLDSTEIN (1991)
Os autores Werley e Hinrichs, acreditam que treinamento seja um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho, mediante o desenvolvimento de hábitos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Os objetivos de um treinamento são:
- Impulsionar a eficiência;
- Incrementar e aumentar a produtividade;
- Elevar os níveis de qualidade;
- Promover a segurança no trabalho;
- Diminuir os refugos e retrabalho;
Desenvolvimento é uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada.
Outros autores afirmam que o desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse em acumular conhecimento e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas.
Nadler (1984) diferencia treinamento de educação e de desenvolvimento, conceituando-os da seguinte maneira:
Treinamento é uma aprendizagem relacionada a tarefa atual do empregado;
Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento do indivíduo, mas não relaciona a uma tarefa presente ou futura.
Tópico 2
Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e, consequentemente elevarmos o nos nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.
Treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem (CHIAVENATO, 1994, p. 126), é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes.
No sentido mais profundo, treinar é ensinar a pensar, a criar e a aprender.
Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso:
Identificar o cliente
Este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Se a identificação do cliente estiver errada, todo o programa perderá o seu sentido. Para a identificação, pergunte: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades? E que resultados deverão ser alcançados? Somente o cliente terá as respostas para estas perguntas.
Levantamento de necessidades (LN)
Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição. Ao realizarmos um levantamento de necessidade temos que tomar cuidado para não cairmos na tentação do resultado imediato cobrado pelos empresários.
Diagnosticar o problema
Nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.
Elaborando um Programa de Treinamento
A elaboração de um programa de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definirmos
...