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Portifólio De Análise De Sistemas 1

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Por:   •  23/9/2012  •  3.588 Palavras (15 Páginas)  •  1.714 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

IGOR SOUZA BOMFIM

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Aplicação de conhecimentos do software Visulalg

Itapetinga

2010

IGOR SOUZA BOMFIM

MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Análise de Sistemas 1.

Prof.(a): Simone Sawasaki Tanaka

Itapetinga

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÂO...........................................................................................................3

MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE...............................................................................................................4

CASCATA..................................................................................................................4

ESPIRAL....................................................................................................................5

MODELO INTERATIVO E INCREMENTAL..........................................................................................................6

PROCESSOS ÁGEIS.................................................................................................7

EXTREME PROGRAMMING.....................................................................................8

RUP...........................................................................................................................11

CONCLUSÃO..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS........................................................................................................15

Introdução

Este trabalho abordará por tema: modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de Software, através de um resumo embasado nos conhecimentos estudado nas tele aulas, web-aulas, livro didático, e pesquisa na internet.

Modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de Software

Perceber que atividades fazem parte do processo de engenharia de software é o primeiro passo para concretizá-lo, mas é também importante perceber como as atividades do processo se relacionam umas com as outras para que se torne visível todo o processo de desenvolvimento. O termo modelo do ciclo de vida é utilizado para descrever um modelo que visa descrever um grupo de atividades e a forma como elas se relacionam. Os modelos mais sofisticados incluem ainda uma descrição de quando e como se deve mover de uma atividade para a próxima e os derivados que devem ser produzidos em cada etapa. A razão pela qual estes modelos são tão conhecidos é o facto ajudarem as equipas de desenvolvimento, e em particular os gestores, a obter uma visão geral do projeto de forma a ser possível segui-lo passo a passo, saber que derivados foram especificados, o alocamento de recursos e os objetivos propostos. Estes "modelos de ciclo de vida" ou "modelos de processos" são tipicamente produzidos a partir de uma perspectiva de que poderão existir vários modelos para o mesmo processo. Nenhum modelo é capaz de dar uma visão completa de um determinado processo.

Os modelos existentes possuem diferentes graus de sofisticação e complexidade. Para projetos que envolvem uma equipe de desenvolvimento pouco numerosa e experiente, o mais adequado será provavelmente um processo simples. No entanto, para sistemas maiores que envolvem equipes de dezenas ou centenas de elementos e milhares de utilizadores, um processo simples não é suficiente para oferecer a estrutura de gestão e disciplina necessárias à engenharia de um bom produto de software. Desta forma, é necessário algo mais formal e disciplinado. É importante fazer notar que isto não significa que se perca em inovação ou que se põe entraves à criatividade. Significa apenas que é utilizado um processo bem estruturado para permitir a criação de uma base estável para a criatividade.

Por mais simples ou complexo que possa parecer, um modelo de ciclo de vida de um projeto é, de facto, uma versão simplificada da realidade. É suposto ser uma abstração e, tal como todas as boas abstrações, apenas a quantidade de detalhe necessária ao trabalho em mãos deve ser incluída. Qualquer organização que deseje por um modelo de ciclo de vida em prática irá necessitar de adicionar detalhes específicos para dadas circunstâncias e diferentes culturas. Por exemplo, a Microsoft quis manter uma cultura de pequena equipa e ao mesmo tempo tornar possível o desenvolvimento de grandes e complexos produtos de software.

Cascata ou Waterfall

É um dos modelos de ciclo de vida mais simples e mais conhecidos das organizações de desenvolvimento de software. Nele, as fases do projeto são executadas em uma sequência linear e uma próxima fase só tem início quando a fase anterior está completamente pronta. Ao final

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