Poste Metalico
Artigos Científicos: Poste Metalico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Davidbrenner2015 • 9/3/2015 • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 935 Visualizações
TRABALHO FIXAÇÃO DO POSTE METÁLICO
DE SEÇÃO CÔNICA
Outubro 2012
Montes Claros
TRABALHO FIXAÇÃO DO POSTE METÁLICO
DE SEÇÃO CÔNICA
Projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Resistência
dos Materiais , como parte das exigências do
curso de graduação para dimensionamento
mecânico das estruturas de um poste.
ALUNOS:
4° PERÍODO NOTURNO
MATÉRIA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Outubro 2012
Montes Claros
Introdução
O objetivo do trabalho é mostrar as variedades de postes para uso em redes de distribuição, onde cada um é usado e o porquê que é a melhor escolha para aquele determinado local, mostraremos também cálculos para mostrar a ação do vento sobre a superfície do poste (Fp). As informações obtidas foram encontradas no link http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=XnYZu%2B%2BIuz4%3D&tabid=1417&mid=2064,na página 4, através do site Google.com .
Os tipos de poste que mostraremos são os circulares, de concreto duplo T, e os de madeira, situados em zonas urbanas e rurais, em morros ou em planilhas, pois devido à ação do vento cada local tem um poste específico para que não venha ocorrer algum acidente.
Calcularemos o Fp (ação do vento sobre a superfície do poste), de um poste circular presente no estacionamento da faculdade Santo Agostinho, campus JK, na cidade Montes Claros, no estado Minas Gerais, Brasil.Mostraremos então, passo a passo de como obtivemos cada Informação para que os cálculos possam ser realizados.
2- Postes: informações gerais
- Para redes de distribuição (concreto circular ou duplo T)
- Para área rural priorizar duplo T, porque?
- Quando usamos postes de madeira?
- Para área urbana usar apenas postes de seção circular para iluminação, porque? (Informar os dados do poste a ser fixados
Os postes padronizados para uso em redes de distribuição são de concreto circular ou de concreto duplo T. Para a área rural deve-se priorizar o uso de postes duplo T utilizando o circular somente onde o duplo T não seja possível devido aos esforços em vários sentidos. Na área urbana somente deve-se utilizar o poste circular. Os postes de madeira são utilizados somente em situações especiais onde não seja possível a utilização de postes de concreto tanto circular como duplo T.
O valor da resistência nominal dos postes de concreto duplo T refere-se a esforços aplicados na face B (lisa), sendo que a face A ( cavada) suporta 50% dessa resistência. Por exemplo, num poste de concreto duplo T 11 m x 600daN,pode ser aplicado na face B um esforço até 600 daN e na face A, no máximo 300 daN.
Em estruturas tangentes, o poste duplo T deve ser instalado com a face de menor resistência (face A) acompanhando o sentido dos condutores e a de maior resistência (face B) perpendicular ao sentido dos condutores.
Nas estruturas em ângulo, o poste duplo T deve ser instalado no sentido dabissetriz, de modo que a resultante dos esforços esteja aplicada perpendicularmente à face B.
Em fins de linha, o poste duplo T deve ser instalado com o lado de maior resistência (face B) voltado para o sentido dos esforços.
As estruturas de derivação, quando utilizado em poste duplo T, devem ser instaladas na face de maior resistência (face B).
Para cálculos de dimensionamento de poste de concreto com seção circular utilizados em Rede de Distribuição, deve ser observada a recomendação técnica RT-2.003, disponível na Intranet. Para isto, algumas regras básicas devem ser observadas: As observações feitas no levantamento de campo, devidamente marcadas em planta devem ser respeitadas;
- Deve ser evitada a instalação de equipamentos em circuitos/estruturas de final de linha;
- Utilizar vão básico igual a 35 metros, assim melhorando os níveis de iluminação pública;
- Deve ser evitada a instalação de postes em esquinas de ruas estreitas e sujeitas a trânsito intenso.
- Utilizar preferencialmente a construção FLY-TAP e a distância dos postes em relação à esquina deve ser no mínimo 8.000 mm e no máximo 16.000 mm, conforme padrão de construção PD-4.009 Redes de Distribuição Aérea Compacta 15 kV.
3-Cálculos e explicações
Usamos a fórmula Fp= PVP x Sp , podemos calcular a ação do vento sobre a superfície do poste ,o esforço devido a pressão do vento na superfície do poste Fp,sendo PVP a pressão devido a ação do vento atuando sobre a superfície do poste dada emN/m2 e Sp área da superfície do poste exposta a ação do vento,dada em m2.
Podemos calcular PVP para superfícies cilíndricas usando o valor 0, 00471 V2, mas se fosse para uma superfície plana PVP seria 0,00754V2 e para casos gerais
q=
...