Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por: cgvaz • 12/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 322 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Aluno: Cássio Gomes Vaz |
RGM: 20969988 |
Polo: IBE FLORESTA – BELO HORIZONTE |
Tutora: Andrea Charquesi |
Introdução
No contexto escolar do ensino básico alguns conflitos podem ser encontrados. Neste contexto podemos eventualmente nos deparar com problemas familiares, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, epidemias, má-conduta de servidores e trabalho infantil. No entanto, a escola e os docentes podem ser subsidiados pelos PCNs (parâmetros curriculares nacionais), o que é um guia para os educadores e promove o respeito à diversidade e facilita a construção de conhecimento. Os PCNs se respaldam em normas legais, identifica os problemas da sociedade atual e busca resolvê-los. Criado em 1995 com a contribuição de diversas instituições, possibilita a discussão do projeto pedagógico da escola objetivando melhorias no ensino e também ajuda na escolha de materiais didáticos promovendo o uso de recursos tecnológicos. Neste trabalho iremos analisar o caso hipotético de Pedro, recém formado em ciências biológicas e que se depara com diversos conflitos na escola em que atua.
Atuação da escola e do professor na mediação de conflitos e problemas da sociedade
De acordo com os PCNs, a educação está fundamentada em quatro pilares, sendo eles:
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a viver com os outros
- Aprender a ser
No fundamento de aprender a viver com os outros, os PCNs, enfatizam que a educação consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências na realização de projetos comuns, preparando para gestão de conflitos, fortalecendo a identidade e respeitando a dos outros, respeitando valores de pluralismo de compreensão mútua e busca da paz. A escola pode promover este fundamento ao propor atividades que estimulem a integração e a participação da comunidade escolar, das famílias e da população em geral. Cabe aos docentes, munidos de preparo e respaldados pelos PCNs, promover um debate que enfoque a conscientização a respeito dos conflitos da sociedade atual, promovendo valores como solidariedade, cooperação, repúdio as injustiças e respeito mútuo. Isso contribui para maior respeito as diversidades da sociedade, diminuição de preconceitos e conflitos familiares.
Temas transversais
Oriundos dos PCNs, os temas transversais norteiam a reflexão de temáticas que o aluno vivência no dia-a-dia. São eles: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade cultural, Orientação sexual e Trabalho.
Sendo a ética o conjunto de princípios valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou grupo social, este tema está presente em todas as relações existentes entre os “personagens” que compõem o ambiente escolar, bem como os currículos. Sendo assim é importante o uso do diálogo, da solidariedade, da democracia e do “saber ouvir” para que a ética permeie no contexto escolar e reflita na sociedade em que está inserida. Num ambiente ético, a má-conduta não se perpetua.
Os temas transversais abordam a saúde em diversos fatores, citando alguns aspectos que interferem na saúde como a qualidade da água, do ar e dos recursos naturais, miséria, trabalho, alimentação e prática de atividade física. A escola tem a função de conscientizar que cada indivíduo é responsável pela sua saúde a fim de que este a valorize e pratique hábitos saudáveis e espalhe essas práticas pela comunidade. Durante meu exercício de estágio, observei que a escola oferece uma merenda saudável, sendo inclusive acompanhada por nutricionista. Há cartazes afixados pela escola em que atuo, orientando sobre a importância da vacinação, cuidados com o lixo, e coleta seletiva com instruções de utilização. Durante a campanha de vacinação da gripe que ocorrera esse ano, recebemos visita de equipe de saúde, que ministraram palestra incluindo temas como higiene, vacinação e destino correto do lixo.
Ao docente, em especial de ciências, cabe a ele um enfoque em uma maior discussão a respeito da temática saúde com os alunos, realçando que a adequada higiene pessoal e coletiva é importante na promoção da Saúde. Ainda que um tema polêmico, é importante também a discussão sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
A discussão concernente ao meio ambiente, que é outra questão importante tratada nos temas transversais, está quase que intimamente relacionada à saúde. Muitas epidemias, como a dengue, podem ser minimizadas com a conscientização ambiental sobre o descarte correto do lixo, por exemplo. A escola pode contribuir nesta questão através de campanhas de conscientização junto à comunidade, manutenção e limpeza adequada da própria escola e resolução-problema de alguns impactos ambientais. Tive a experiência de observar uma boa prática, no momento em que a professora orientadora de estágio solicitava aos educandos que recolhessem todo e qualquer lixo que estivesse acumulado na sala de aula e dessem a destinação adequada.
Dentro da sociedade capitalista a qual estamos inseridos, há uma grande valorização do consumo, e a “glamourização” de marcas. Crianças e adolescentes hoje em dia, são bastante influenciados a consumirem eletrônicos e roupas de marcas caras, pela propaganda nas mídias sociais e convencionais. Na minha atuação, verifiquei que há a idealização de uma necessidade de consumo de bens de marca, estimulada pelos colegas de classe em que os pais possuem melhores condições financeiras e podem proporcionar itens de marcas mais caras para os filhos.
Essa forte necessidade de consumo que foi criada, pode estimular as crianças e os adolescentes a trabalharem em idade escolar, quando os pais não podem proporcionar os bens de consumo que eles almejam. O trabalho infantil, sem dúvidas, prejudica o rendimento escolar.
As ciências naturais no contexto dos problemas da sociedade que afetam a vida e o desempenho escolar
Os parâmetros curriculares nacionais subdividem o ensino fundamental em ciclos, com intuito de que este não seja muito fragmentado e possa permitir a melhor compreensão dos alunos. Os conteúdos precisam ter relevância social, e permitir que o discente associe o seu contexto e os fenômenos que ele observa aos estudos científicos. Algumas abordagens, promovem reflexões relevantes ao assunto estudado. Ao abordar sobre os alimentos e seus nutrientes estamos propondo uma reflexão sobre a alimentação saudável. Ao abordarmos sobre os métodos contraceptivos e uso de preservativos, contribuímos para a conscientização a respeito da gravidez na adolescência e a prevenção de DSTs. Na abordagem sobre o tempo de decomposição do lixo , tipos de poluição e impactos ambientais, promovemos o estímulo de adoção de boas práticas em relação ao descarte do lixo e promovemos um pensamento crítico a respeito da relação direta entre o avanço do capitalismo de forma insustentável e o crescimento urbano desordenado, poluição do ar, rios, lagos e tragédias ambientais como a ocorrida em Brumadinho.
...