Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por: 09patricia • 23/4/2020 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 451 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Aluna: Patrícia de Sales Ferreira |
RGM: 23869534 |
Polo: Muriaé Mg |
Tutor: Carlos Adriano Martins |
O aluno Docente: Possibilidades e desafios do estagio
O estágio supervisionado é um espaço de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional. Assim, ele é compreendido como o campo de conhecimento indissociável da prática, a vivência adquirida no estágio, quando discutida entre alunos e professores, corrobora na formação de um sujeito crítico que pode contribuir na transformação da realidade social (SILVA, GASPAR;2018).
O estágio oferta novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, sendo a identidade profissional do aluno é gerada, construída no âmbito do trabalho e da formação; em que aprender a ser professor vai além da compreensão teórica, adentrando as paredes da sala de aula, aproximando alunos da realidade em que irão atuar (BURIOLLA, 1999).
Essa etapa curricular permite que o graduando avalie e conheça a estrutura da escola, com a finalidade de propor a utilização do espaço disponível e observar de que forma o ambiente interfere no processo de construção do conhecimento. No ensino de Ciências (SILVA, GASPAR;2018).
Diante da especificação do estágio supervisionado dentro de uma sala de aula podem surgir alguns questionamentos: Como devo fazer para desenvolver as habilidades de forma significativa? Como deve ser a minha postura? Quais os meus deveres como estagiário? (PNHEIRO,2020).
Para a primeira questão levantada , infelizmente não existe uma receita de como ser um bom professor, pois o ensino depende de diversas variáveis depende do contexto educacional, mas é necessário que o professor desenvolva estratégias que possibilitem isso, como possuir um bom relacionamento com a turma, utilizar recursos didáticos que proporcionem a transposição didática e, consequentemente, a construção do conhecimento, além do mais, fazer com que o aluno seja um sujeito ativo no processo de aprendizagem (FREITAS et al,2015).
Em relação a postura, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo. Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito(PINHEIRO,2020).
O aluno docente em período de estagio supervisionada possuem alguns deveres que devem ser seguidos que são: Realizar as atividades propostas; · proporcionar um “clima amigável” com todos os funcionários, professores e alunos da escola; seguir as normas da escola e as propostas do professor supervisor; zelar por todo recurso disponibilizado, desde a estrutura física aos materiais didáticos oferecidos para a realização das atividades. Avisar com antecedência, se possível, sobre qualquer problema que venha a prejudicar a realização de alguma atividade, como a sua falta no dia e horário proposto; manter a disciplina da(s) turma(s) durante as atividades (PINHEIRO,2020).
...