Preparo E Padronização De EDTA 0,01 M E Determinação Do Teor De Magnésio Em Leite De Magnésia
Dissertações: Preparo E Padronização De EDTA 0,01 M E Determinação Do Teor De Magnésio Em Leite De Magnésia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellykly • 4/2/2015 • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 7.287 Visualizações
Objetivo
Este experimento teve por objetivo preparar e padronizar o EDTA (Ácido etilenodiamino tetra-acético) e determinar o teor de magnésio em leite de magnésia.
Parte experimental
Materiais
Frasco de polietileno;
Béquer de 50 mL;
Vidro relógio;
Balão volumétrico de 250 mL;
Erlenmeyer de 250 mL;
Bureta de 100 mL;
Pêra;
Pipetas de 25 mL, 10 mL e 4,0 mL;
Bastão de vidro;
Balança analítica;
Funil;
Conta gotas de 3,0 mL.
Reagentes
Água destilada;
Carbonato de cálcio (CaCO3), sólido;
Ácido clorídrico a 6,0 mols/L (HCl);
Solução tampão amoniacal (pH = 10);
Indicador Negro de Eriocromo T;
Solução de Mg-EDTA a 0,2 %;
EDTA (Na2H2Y.2H2O), sólido;
Leite de Magnésia.
Procedimento
1ª Parte. Preparo e padronização de EDTA 0,01 mol/L.
a) Preparo de EDTA
Mediu-se cerca de 0,9323 g de Na2H2Y.2H2O, dissolvendo em um béquer com 50 mL de água destilada, transferindo a solução para um balão volumétrico de 250 mL, preenchendo-o até o menisco, agitando a solução, em seguida transferiu-se para um frasco de polietileno.
b) Padronização de EDTA
Mediu-se aproximadamente 0,1000 g a 0,1100 g de CaCO3, dissolvendo-o em um béquer de 50 mL, adicionando gotas de HCl (6 mol/L) até a total dissolução, esse procedimento foi realizado na capela.
Transferiu-se a solução para um balão de 250 mL, completando este com água destilada até o menisco, agitando a solução, pipetou-se uma alíquota de 25 mL para um erlenmeyer de 250 mL, adicionando 3,0 mL de solução tampão amoniacal (pH = 10) e 3 gotas do indicador Negro de Eriocromo T. Acrescentando-se também 10 gotas de Mg- EDTA. Em seguida titulou-se a solução de EDTA com a solução de carbonato de cálcio, até a mudança de coloração (rosa - azul). Este procedimento foi feito em triplicata.
2ª Parte. Determinação do teor de magnésio em leite de magnésia.
Mediu-se cerca de 0,1000 g a 0,2000 g de leite de magnésia, dissolvendo em um béquer de 50 mL, adicionando gotas de HCl (6 mol/L) até a dissolução total, este procedimento foi realizado em capela.
Transferiu-se a amostra para um erlenmeyer de 250 mL, acrescentando 25 mL de água destilada, adicionando à solução 2,0 mL de solução tampão amoniacal (pH = 10) e 3 gotas do indicador Negro de Eriocromo T. Em seguida titulou-se com solução de EDTA até a mudança de coloração (rosa - azul). Este procedimento foi feito em triplicata.
Resultados e discussões
Preparo e padronização de EDTA.
No preparo da solução de EDTA, no qual se dissolveu, após a pesagem de cerca de 0,9323 g de Na2H2Y.2H2O, em 250 mL de água destilada, armazenando em frasco de polietileno, uma vez que o frasco de vidro libera com o tempo, quantidades apreciáveis de cátions e ânions para a solução de EDTA. O armazenamento do EDTA pode ser feito por tempo prolongado.
Como explícito anteriormente no procedimento experimental, para a titulação da solução de EDTA com a solução de CaCO3 foi adicionado uma solução de tampão amoniacal (pH = 10) para que o pH permaneça constante mesmo com a liberação de íons hidrogênio à medida que o complexo vai sendo formado.
Adicionando também o indicador Negro de Eriocromo T, que não é o indicador adequado para a titulação com carbonato de cálcio, devido à formação de complexos pouco estáveis, ou seja, o complexo cálcio-indicador não estaria completamente dissociado, por causa do excesso de íons de cálcio não titulados, favorecendo os produtos, por este motivo foi necessário adicionar Mg- EDTA na solução, pois os íons Mg2+ irá reagir com o EDTA formando MgY2 (como o EDTA não está padronizado, não ocorrerá mudança significativa na sua concentração). Quando o titulante é adicionado à solução de carbonato de cálcio ocorre uma reação de troca com os íons de cálcio, e os íons Mg2+ que após a troca ficam livres, deslocam os íons de cálcio de seu complexo com o negro de eriocromo T, formando.
Reação da titulação da solução de EDTA com a solução de CaCO3:
H2Y2- + Ca2+ CaY2- + 2H+
Para o preparo da amostra pesou-se 0,1135 g de o CaCO3, dissolvendo em HCl (6 mol/L), devido a sua baixa solubilidade em água, retirando da solução uma alíquota de 25 mL para cada uma das três amostras. Encontrando a concentração de 0,00454 g/mL ao dividir sua massa pesada por 250 mL de solução.
Tabela 1: Volumes gastos na titulação da solução de EDTA com a solução de CaCO3.
Volumes da solução de EDTA
Volume 1 (L) 0,01332
Volume 2 (L) 0,01341
Volume 3 (L) 0,01329
Fórmulas utilizadas para o cálculo da massa, concentração, média, desvio padrão, intervalo de confiança a 95% e coeficiente de variação:
N = m / MM, C = n* / V (Eq.1)
( Eq.2)
Onde :
n é o numero de amostras;
σ é o desvio padrão;
X é a média;
n* é o número de mols;
MM é a massa molar;
M é a massa;
V
...