Pressão
Projeto de pesquisa: Pressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaliely • 18/2/2015 • Projeto de pesquisa • 5.561 Palavras (23 Páginas) • 169 Visualizações
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1 INSTRUMENTAÇÃO
1.1 Conceito e aplicações
Segundo RIBEIRO (2003) A instrumentação é o ramo da engenharia que trata de instrumentos industriais. Os enfoques da Instrumentação podem ser de:
1. Fabricação: construção de componentes e instrumento,
2. Projeto: detalhamento básico e específico de sistemas equipamentos e instrumentos,
3. Especificação: estabelecimento de características físicas, funcionais e de segurança dos instrumentos,
4. Vendas: comercialização, marketing e promoção de instrumentos,
5. Montagem: fixação correta dos instrumentos no local de trabalho, para que ele opere conforme o previsto,
6. Operação: monitoração do desempenho do instrumento e atuação manual, quando necessário, para garantir segurança e eficiência,
7. Manutenção dos instrumentos: reparo do instrumento quando inoperante, calibração e ajuste do instrumento quando o desempenho metrológico o exigir.
As principais funções dos instrumentos são:
1. sensor: detecção da variável medida,
2. Indicação: apresentação do valor instantâneo da variável;
3. Condicionamento do sinal: operação de tornar mais amigável e tratável o sinal original,
4. Registro: apresentação do valor histórico e em tempo real da variável,
5. Controle: garantir que o valor de uma variável permaneça igual, em torno ou próximo de um valor desejável
6. Alarme e Inter travamento: geração de sinais para chamar a atenção do operador para condições que exijam sua interferência ou para atuar automaticamente no processo para mantê-lo seguro.
As variáveis envolvidas incluem mas não se limitam a 1. Pressão 2. Temperatura 3. Vazão 4. Nível 5. Análise
Os instrumentos estão associados e aplicados aos seguintes equipamentos:
1. Caldeira: equipamento para gerar vapor;
2. Reator: equipamento onde se realiza uma reação química ordenada;
3. Compressor: equipamento para mover gases;
4. Bomba: equipamento para mover líquidos;
5. Coluna de destilação: equipamento para separar diferentes produtos com diferentes pontos de ebulição;
6. Forno: equipamento para aquecer algum produto;
7. Refrigerador: equipamento para esfriar algum produto;
8. Condicionador de ar: equipamento para manter as condições do ar ambiente dentro de determinados limites.
As indústrias que utilizam os instrumentos de medição e de controle do processo, de modo intensivo e extensivo são: 1. Química 2. Petroquímica 3. Refinaria de petróleo 4. Gás e óleo 5. Dutos e Terminais 6. Têxtil 7. Fertilizante 8. Papel e celulose 9. Alimentícia 10. Farmacêutica 11. Cimento 12. Siderúrgica 13. Mineração 14. Nuclear 15. Hidrelétrica 16. Termelétrica 17. Tratamento d'água e de efluentes.
2. PRESSÃO
Como já foi escrito, a instrumentação é a ciência que se ocupa em desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos. Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico-químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade. Assim por ser sua compreensão básica para o entendimento de outras áreas da instrumentação iniciaremos revisando alguns conceitos físicos importantes para medição de pressão.
2.1. Definição
Segundo RIBEIRO (2003) Pressão é força por unidade de área. A pressão é uma quantidade derivada da força (massa vezes comprimento por tempo ao quadrado) e da área (comprimento ao quadrado). Dimensionalmento, tem-se
[P] = [M][T-²][L-¹]
onde
[P] é a dimensão de pressão
[M] é a dimensão de massa
[T] é a dimensão de tempo
[L] é a dimensão de comprimento
A pressão do fluido é transmitida com igual intensidade em todas as direções e age perpendicular a qualquer plano.
Fig. 2.1 Conceito de Pressão
2.2. Unidades
A unidade SI para pressão é o pascal (Pa). 1 pascal é a pressão de uma força de 1 newton exercida numa superfície de 1 metro quadrado. O pascal é uma unidade muito pequena. Um pascal equivale à pressão exercida por uma coluna d'água de altura de 0,1 mm. Ela equivale a pressão de uma cédula de dinheiro sobre uma superfície plana. Na prática, usa-se o kilopascal (kPa) e o megapascal (MPa). A área que causou (e ainda causa) mais confusão na mudança para unidades SI foi a medição de pressão. A nova unidade de pressão, pascal, definida como newton por metro quadrado é estranha mesmo para técnicos e engenheiros. Assim que o pascal seja aceito e entendido, fica fácil lidar com as pressões extremas de vácuo a altíssimas pressões. (RIBEIRO, 2003).
A grande vantagem do uso do pascal, no lugar do psi (lbf/in2), kgf/cm2 e mm de coluna liquida é que o pascal não depende da aceleração da gravidade do local e da densidade do liquido. A gravidade não está envolvida na definição de pascal. O pascal tem o mesmo valor em qualquer lugar da Terra, enquanto as unidades como psi, kgf/cm2 e mm H2O dependem da aceleração da gravidade do local. (RIBEIRO, 2003).
O pascal é também usado para expressar a tensão mecânica e o módulo de elasticidade dos materiais. Porém, os altos valores de tensão mecânica
...