Primeiro
Resenha: Primeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: boba • 5/6/2013 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
São inúmeros dos desafios que se interpõem a tarefa de educar nos dias de hoje. Informação e conhecimento transformam-se no fator produtivo mais importante no contexto trazido pelas mudanças econômicas de nossos tempos. Para poder participar dos frutos do progresso tecnológico, não basta o acesso a eles, mas competência e habilidade para bem usá-los em benefício e todos. Tornando-nos aprendizes da sociedade do conhecimento; cada vez mais é preciso lidar com novas situações que se apresentam no cotidiano profissional e comunitário. Exige-se não apenas o saber, mas também um maior capacidade de relacionamento humano de trabalho grupal e interativo.
Nesse contexto, desafios se estendem à sala de aula. Mais que nunca, ensinar e aprender, revestem-se de importância que vão além do simplesmente “passar a matéria” e “armazenar” saberes prontos. Ensinar a aprender pode promover uma verdadeira aproximação humana - um encontro entre professor e aluno, proporcionados pela riqueza de relações que daí estabelecem, e voltado para o ser humano. É preciso considerar o contexto na qual o educando de insere, assumindo a tarefa de caminhar juntos para alcanças um objetivo maior.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós.
Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir. Sendo assim, cabe à escola incentivar o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural existente em nosso país, somente por meio de uma educação inclusiva e que demonstre a importância das diferenças que formamos cidadãos capazes de fazer parte de uma sociedade mais justa e humana.
...