Processo De Armazenagem
Exames: Processo De Armazenagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denis139 • 9/10/2013 • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 603 Visualizações
Os tipos de embalagens
Os produtos e as peças são embalados geralmente em caixas de papelão, caixas, sacos, ou mesmo barris, para maior eficiência no manuseio, são embalagens usadas pra agrupar produtos e são chamadas de embalagens secundárias. O peso, a cubagem e a fragilidade das embalagens secundárias utilizadas nas operações de linhas de produção determinam as necessidades de manuseio e de transportes.
Tipos de embalagem:
• Embalagens tipo sleeves é um tipo de embalagem aplicada sobre garrafas, frascos e potes, constituído por um rolo de fita termo-encolhível (o que depois de exposto a uma forma de calor premite que se adapte a forma da embalagem primária: garrafa, pote etc) esta fita primeiramente decorado permite a empresa ter um maior canal de comunicação com seus consumidores. Este tipo de embalagem teve grande sucesso entre as grandes empresas, para ser usado em todo o tipo de produtos principalmente nas indústrias de lacticínios e de refrigerantes.
• Embalagem por acolchoamento é um tipo de protecção tradicionalmente utilizado por empresas de mudanças, é io tipo de embalagem ideal para embalar produtos de forma irregular.
• Embalagens retornáveis sempre fizeram parte dos sistemas logísticos. Tais embalagens geralmente são de aço ou plástico.
• Paletes podem ser de madeira, plásticos e refrigerados. Os paletes exigem grandes investimentos, pois se mal construídos podem se desfazer e causar avarias nos produtos.
• Embalagem shrink-wrap é uma embalagem à vácuo. Ela é executada colocando-se uma película pré-esticada sobre a carga unitizada de embalagens secundárias, película essa que é encolhida por meio de aquecimento, para fazer as embalagens aderirem à plataforma como um volume único.
• Embalagem stretch-wrap é uma embalagem também à vácuo.
O processo de unitização das cargas - Corresponde à alocação de um conjunto de mercadorias em uma única unidade com dimensões padronizadas, o que facilita as operações de armazenamento e movimentação da carga sob forma mecanizada.
O sistema de localização de materiais utilizado - O objetivo de um sistema de localização de materiais é estabelecer os meios necessários à perfeita identificação da localização dos materiais. Normalmente é utilizada uma simbologia (codificação) alfanumérica que deve indicar precisamente o posicionamento de cada material estocado facilitando as operações de movimentação e estocagem.
Sistemas de endereçamento ou localização dos estoques:
Existem dois métodos básicos:o sistema de endereços fixos e o sistema de endereços variáveis.
• Sistema de endereçamento fix - Nesse sistema existe uma localização específica para cada produto. Caso não haja muitos produtos armazenados, nenhum tipo de codificação formal será necessária.
• Sistema de endereçamento variável - Nesse sistema não existem locais fixos de armazenagem, a não ser para itens de estocagem especial. Os materiais vão ocupar os locais disponíveis dentro do depósito. O inconveniente desse sistema é o perfeito controle que se deve ter da situação, para que não se corra o risco de possuir material perdido em estoque.
• Classificação e Codificação dos materiais - Um sistema de classificação e codificação de materiais é fundamental para que existam procedimentos de armazenagem adequados, um controle eficiente dos estoques e uma operacionalização correta do almoxarifado. Classificar um material significa agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso. Em outras palavras, classificar um material significa ordená-lo segundo critérios adotados, agrupando-os de acordo com as suas semelhanças. Classificar os bens dentro de suas peculiaridades e funções tem como finalidade facilitar o processo de posteriormente dar-lhes um código que os identifique quanto aos seus tipos, usos,finalidades,datas de aquisição, propriedades e seqüência de aquisição.
• Codificar um material significa representar todas as informações necessárias, suficientes e desejadas por meio de números e/ou letras, com base na classificação obtida do material. A tecnologia de computadores está revolucionando a identificação de materiais e acelerando o seu manuseio. A chave para a rápida identificação do produto, das quantidades e fornecedor é o código de barras lineares ou código de distribuição. Esse código pode ser lido com leitores óticos (scanners).
O processo de gestão de armazenagem.
• São conhecidas algumas técnicas para uma adequada gestão do armazém, sendo estas fulcrais na criação de um armazém moderno, eficiente e racional ao serviço das actividades logísticas.
• Minimizar stocks, promovendo circuitos com o mínimo de percursos em vazio, ou seja, uma movimentação non-stop;
• Aperfeiçoar o sistema de transportes, tendendo este para o just-in-time na cadeia de abastecimento;
• Aproveitar ao máximos os recursos existentes, calendarizando e planejando as operações de curto prazo, para uma gestão mais eficaz à médio prazo;
• Reduzir continuamente leads-times em todo o pipeline logístico, de forma a eliminar stocks. Reduzir ao máximo o inventário que não se encontra em movimento, de forma a evitar a sua armazenagem e respectivos custos;
• Eliminar os tempos de setup e encomenda, já que estes se tornam responsáveis pelo aumento não desejado dos volumes encomendados.
• Para além destes aspectos, o armazém deve assegurar a comodidade dos trabalhadores, ter condições de manutenção/substituição dos equipamentos e dos próprios inventários, ter condições para assegurar a temperatura adequada aos diversos produtos e estar munido com certas características e equipamentos específicos de forma a realizar operações
...