Processo Mudança De Layout
Trabalho Escolar: Processo Mudança De Layout. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TarcilaMenta • 24/10/2013 • 387 Palavras (2 Páginas) • 504 Visualizações
Segundo Olivério (1985), o layout é um estudo sistemático que busca uma combinação ótima das instalações industriais dentro de um espaço disponível de acordo com o critério de medida de eficiência adotado. Desta forma, o arranjo físico ideal de uma mesma planta industrial pode mudar para satisfazer objetivos distintos, procurando integrar o fluxo dos recursos de transformação e dos recursos transformados ao longo da operação.
Existem quatro diferentes tipos de layout. São eles:
Layout de processo, também chamado funcional, é aquele onde equipamentos e funções similares são agrupadas afim de aproveitar o máximo de suas potencialidades. Os produtos caminham ao longo de diversas áreas, sem que haja obrigatoriamente uma relação direta com o fluxo produtivo específico do produto. Requer menor investimento de capital, porém demanda uma área maior e grande número de mão de obra.
Layout de produto, também chamado de layout de fluxo, é aquele no qual processos de trabalho ou equipamentos estão dispostos de acordo com etapas progressivas pelas quais o produto caminha, no sentido do fluxo produtivo específico do produto. O seu tipo mais comum são as linhas de produção e montagem. Uma das vantagens desse processo é o baixo custo de movimentação. Em contra partida, o sistema é inflexível podendo gerar uma parada geral na linha de produção.
Layout de posição fixa é aquele no qual os equipamentos e processos de trabalho deslocam-se até o item que está sendo processado, que comumente permanece fixo até a sua completa transformação;
Layout celular, também conhecido como tecnologia de grupo (TG), é aquele onde se colocam juntas, máquinas diferentes, em células, para que trabalhem produzindo produtos que tem forma e procedimentos similares (conhecidos como famílias tecnológicas).
Processo que apresenta muitas vantagens, como por exemplo, flexibilidade de atendimento a demanda e facilidade de controlar e programar a linha de produção. Já no que tange às desvantagens, pode-se citar a dificuldade de Introdução de novos produtos e altos custos com instalações e reformas.
A diferença e aplicação de cada um deles, depende da diversificação dos produtos, quantidades e processos. Pode-se ter em uma mesma planta, mais de um tipo de layout implantado. A adequação ao melhor tipo a ser utilizado é de suma importância para se chegar à diminuição dos custos de produção e aumento da produtividade, com máxima eficiência [5] [6].
...