Processos Culturais
Artigos Científicos: Processos Culturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ella18 • 6/11/2014 • 3.516 Palavras (15 Páginas) • 421 Visualizações
Colégio Nossa Senhora da Conceição
Processos Culturais
Recife,
2014.
Colégio Nossa Senhora da Conceição
Processos Culturais
Trabalho de sociologia realizado pelas alunas Helen Maria e Ana Elisa para ser entregue ao professor Tiago Gomes
Alunas: Helen Maria e Ana Elisa
Recife,
2014.
Ìndice
Introdução______________________________________________________04
Diversidade cultural ______________________________________________05
Definições______________________________________________________06
Destinções Etnicas_______________________________________________07
Referencias_____________________________________________________09
Introdução
Neste trabalho temos como objectivo explorar o conceito de cultura e o que se relaciona com esta. Pretendemos demonstrar os variados hábitos e pensamentos que exitem nas diferentes culturas.
“O que para nós poderá ser estranho, para eles é completamente normal”.
A cultura é transmitida pelo homem de geração em geração, porque é uma herança que cada um recolhe – “herança social”. O homem é simultaneamente produtor e transmissor de cultura. No entanto, toda a cultura transcende os indivíduos que a vivem, porque ela permanece no tempo – continuidade da cultura no tempo. A criança quando nasce não possui cultura, mas rapidamente assimila a da sociedade em que está integrada – produto de uma cultura. Por outro lado, a cultura é dinâmica e evolutiva, ou seja, o homem que a herda vai trabalhando-a e alterando-a – produtor de cultura.
O Homem tem simultaneamente capacidade para produzir e destruir cultura (e ainda ser resultado dela). É neste sentido que podemos dizer que o homem é “um animal criador de cultura”, logo a existência da cultura é o testemunho da forma como os homens modificam o seu meio – dinamismo cultural. Existem padrões culturais, ou seja, formas colectivas de comportamentos que enquadram e orientam as acções individuais. A socialização constitui um processo de transmissão cultural.
04
Diversidade cultural
A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente, mudando suas concepções. A diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.
No âmbito social e educacional, a diversidade cultural diz respeito a uma coexistência de várias etnias e culturas dentro de uma mesma comunidade, sociedade ou país. As sociedades multiculturais ocidentais foram constituídas especialmente a partir do fim da Idade Média com o tráfico da escravatura, mas também com os fluxos de comércio que levavam à deslocação de bens e pessoas. Mais tarde, a procura de riqueza provocou os fenómenos de colonização, o que levou a que muitas pessoas procurassem, sobretudo no chamado Novo Mundo do continente americano, novas oportunidades de trabalho. Mais tarde, a industrialização criou a necessidade e a oportunidade da migração de muitos povos da África e da Ásia que procuravam trabalho e melhores condições de vida tanto no Novo Mundo como na Europa.
05
Definições
Interculturalismo:
O interculturalismo implica a integração de indivíduos e grupos étnicos minoritários numa sociedade com uma cultura diferente, defendendo assim a ausência de desvantagens sociais e económicas ligadas a aspetos étnicos ou religiosos. O modelo intercultural afirma-se no cruzamento e miscigenação cultural, sem imposições, ou seja é a aceitação e o respeito pelas diferenças. Crer no interculturalismo é crer que
...