Produção Textual
Dissertações: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klester • 8/10/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina Comportamento Oraganizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia e Processos Administrativos.
Prof.Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Monica Maria Silva, Wilson Salvalagio e Karen Hiramatsu Manganotti
Rondonopolis
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................................... 5
3 PONTOS PARA DISCUSSÃO ................................................................................... .....7
4 CONCLUSÃO .................................................................................................................. .8
1. INTRODUÇÃO
O Município do Lago do Junco localizado no estado do Maranhão passou por uma grande transformação por implantar um projeto que juntou o conhecimento da cultura local com a matéria prima , que era plantas medicinais, e a parceria com instituições governamentais, como Prefeitura, Universidade Federal do Maranhão, e o Sebrae que capacitaram os profissionais e investiram na comunidade local dessa forma a comunidade foi a grande beneficiada com o sucesso do empreendimento.
O município por sua vez teve reconhecimento mundial através do Projeto Farmácia Verde, melhorou sua arrecadação e passou de um município com dificuldades a ser lucrativo e sustentável.
2. DESENVOLVIMENTO
O uso de plantas para a cura de doenças é uma prática tão antiga quanto a existência do homem. No Maranhão em um pequeno município chamado Lago do Junco essa tradição era passada de mãe para filho,essa Prática era se dava por duas razoes : A falta de recursos da comunidade para a aquisição de remédios quanto a ausência de um posto médico.
Com uma grande e diversificada flora o povo do Maranhão, especialmente os que vivem na zona rural tem como tradição o uso de plantas medicinais para o tratamento de várias doenças. Em Lago do Junco essa prática se diferenciou por melhorar a qualidade de vida por meio da implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica.
As mulheres colheitadeiras do coco de babaçu também conhecidas como “quebradeiras de coco” tem um papel muito importante nessa região pelas lutas a favor de seus direitos de trabalho.Uma conquista muito importante foi a lei do “Babaçu livre” que da a elas o direito de colherem o a fruta do babaçu sem terem que pagar por isso. Outra conquista foi a criação da Cooperativa das Quebradeiras de Coco de Ludovico, onde produziam-se de forma artesanal sabonete, e extraiam o óleo do babaçu que era vendido para uma empresa chamada Body Shop a qual pagava o dobro pelo litro de óleo, o qual era comercializado para a Inglaterra, Paris,Milão e Nova York.
A educação era bancada pela prefeitura, porém não havia material didático para todos, o que acabava por dificultar tanto o aprendizado do aluno quanto o trabalho do professor. Havia também apenas um curso de Magistério o que não atendia a todas as necessidades de conhecimento e de interesse por meio dos alunos.
Formou-se o Fórum de Desenvolvimento Local do Lago do Junco. A ação deste era fazer um diagnóstico socioeconômico do local. A diversificada flora fez com que ficasse definida a implantação de um horto e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos. O próximo passo foi capacitar os membros deste Fórum, reforçando a capacidade de liderança, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento da realidade local.
Fazer acontecer um lugar depende muito do potencial da localidade e da força impulsionadora de seu povo.Foram realizadas oficinas de capacitação específica e com isso o município passou de precário pra um município lucrativo
...