Produção Textual
Artigo: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianebarbieri • 11/10/2013 • 573 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Muitas vezes tem-se por burocrático aquilo que é ineficiente, demorado, inflexível, no caso das organizações e os modelos burocráticos, são empresas que primam por uma administração com normas e regras seguidas à risca, divisão do trabalho, hierarquia bem definida, formalização, impessoalidade, regras, regulamentos e técnicas definidas e seguidas com precisão. Já uma organização como a IBM e seu modelo de gestão descrito no texto muito se diferencia ao modelo burocrático, onde não há contratos formais, os horários são flexíveis, tem-se uma hierarquia mais horizontal, troca constante de informações, isso se reflete no aperfeiçoamento do funcionário contratado como freelancer para manter-se como colaborador por muito tempo desta grande e promissora empresa.
Empresas como Google e Facebook adotam um modelo de gestão motivacional, que tem como principais características a contratação de freelancers, flexibilidades de horários de trabalho, hierarquização horizontal, as responsabilidades são distribuídas, não se dá ordens, a valorização bem como o bem estar do funcionário é foco, tendo que, o mesmo mais motivado produz mais e melhor, a comunicação e troca de experiências é constante e motivada, diferentemente das teorias clássicas de administração onde havia uma rígida hierarquização, ob trabalhador ficava apenas em um setor ou em uma linha de produção sem contato com outros setores da empresa realizando apenas um tipo de tarefa criando assim um conformismo e desmotivação, havia uma preocupação muito grande do tempo que era disponibilizado para a execução de cada tarefa.
Os argumentos utilizados nos trechos da questão numero 3 dão credibilidade ao texto, no caso dos itens a, b e c é utilizado voz de autoridade citando o nome da empresa, consultoria que realizou a pesquisa, cita também o nome de pessoas com autos cargos dentro dessas empresas. Faz uso de recursos como percentuais e números concretos obtidos através das pesquisas. Também é importante salientar que foram postos países aos quais foram realizados tais pesquisas e obtidos os resultados.
No caso dos itens d e e, são eles o discurso direto, onde o autor do texto coloca menções de autoria de pessoas renomadas devidamente destacadas com aspas, bem como também o uso de percentuais, pessoas de destaque na empresa e seus respectivos cargos.
São várias as vantagens de um trabalhador que atua como freelancer, tais como, trabalhar a partir de casa, flexibilidade nos horários, sem hora de entrada e saída, desde que atinja prazos e metas estabelecidas, o freelancer também tem como vantagem realizar outros tipos de tarefas, outros empregos ao mesmo tempo. Devido a ausência de vínculos empregatícios formais tem mais liberdade para buscar novos projetos e se aprimorar em diversas áreas. Em contrapartida a falta desses vínculos, dessa formalização gera certa instabilidade, pois ao final de um projeto será uma nova busca por um novo emprego. Desvantagens no que se refere também aos direitos trabalhistas, nesse caso, não há férias, décimo terceiro salário, fundo de garantia, por exemplo. Fica difícil também fazer planos em longo prazo, já que não se sabe onde estará atuando e quanto estará ganhando. Este é um universo em expansão, onde aumenta a procura, a demanda e consequentemente a competitividade.
Essas novas formas
...