Produção Textual
Monografias: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paula_vine12 • 30/10/2013 • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 397 Visualizações
Introdução
O Restaurante Fellini é uma organização especializada em servir comida a quilo, “cobrança por peso visando à satisfação e seus clientes internos e externos”. Fundado em 1993 na cidade do Rio de Janeiro com a visão no atendimento diferenciado e personalizado, “O segredo énunca cair na mesmice”, resume seu proprietário Nelson Laskowysky.
E realmente o líder do Fellini anda conforme o percurso do rio. Segundo POTER (1191, p74) “as empresas precisam melhorar a forma de atendimento, o cliente quandoé bem atendido volta e traz consigo outro cliente.”.
Com o estudo do caso Restaurante Fellini, trazer em discussão os pontos positivos e negativos da gestão de pessoas da organização em questão. Traçar estratégias para a sobrevivência do empreendimento no mercado atual, e como preparar a sucessão dessa empresa, com o intuito de não perder a essência cultural e uma liderança que vem mostrando resultado.
1-Psicologia organizacional
1.1-Estresse:
Pode se notar que não ocorrem muitas situações de estresse nessa organização, já que um conselho foi criado, onde seus membros são os próprios funcionários, com o intuito de resolver possíveis problemas que possa surge. E uma organizaçãoque com frequência ganha-se prêmios importantes voltado para a politica de RH ,pode-se levar em consideração que situações estremas de estresse não ocorre com frequência.
O nível de satisfação do colaborador é um aspectode grande vantagem competitiva sobre as outras empresas no mercado “[...], ou seja, as melhores empresas podem converter a satisfação e lealdade dos funcionários, de um lado, em satisfação e lealdade dos investidores, de outro.” (WAGNER III; HOLLENBECK, 1999, p.119 apud RAMPAZZO, 2009, p.176).
Com afirmação acima, pode-se concluir que colaboradores satisfeitos e motivados, o estresse não acorre com frequência, pode até acontecer, mas são resolvidosrapidamente.
1.2-Qualidade de vida no trabalho:
Qualidade de vida no trabalho é um dosfatores fundamentais, para que os colaboradores sintam se realizados, funcionário de bem com a vidaaumenta sua produtividade, seu compromisso com o trabalho, e respectivamente o tratamento com os clientes. De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156):
Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida dotrabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia dasaúde e segurança física, mental e social e capacitaçãopara realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal.
A organização Fellini, tem uma politica de RH, segundo o texto estudado ,muito satisfatório e com um resultado excelente. Oferecendo uma alimentação saudável e balanceado .Programas voltados para a saúde do colaborador ,plano de saúde, exames periódicos ,incentivo para pratica de esporte. Pensando no bem- estar emocional, existe incentivo e verbas destinadas àcultura (teatro, cinema, museus...). Inclusão digital .
No ponto de vista geral sobre o que pode ser feito para QVT apresentar resultadosesperados e refletir nas organizações positivamente, a Politica do Restaurante Fellini está sim no caminho certo.
2-Gestão de pessoas:
2.1- Liderança:
De uma pequena pizzaria em Madureira, há um grandioso bufe no Leblon. Assim podemos definir o Restaurante Fellini.
Lideres excepcionais tem visão. Conduzem pessoas e empresas em direçõesque sozinhas não conseguiriamchegar a um denominador comum,(clientes fieis mais colaboradores satisfeitos,igual sucesso. Chiavenato (1999) já dizia que “para dirigir pessoas não basta apenas dar ordens e instruções, comunicar e motivar.É preciso ainda liderar”. E Nelson com sua liderança democrática e participativa tem garimpado resultados positivos com seu estilo de comandar um negócio lucrativo .É um conjunto de estratégia muito bem fundamentas que garanti o Fellini ser considerado modelo em gestão de pessoas. Sendo elas :Processo de RH com manutenção dos colaboradores ,com incentivos e benefícios ,gestão participativa dos colaboradores e clientes através de pesquisa para identificar falhas para que possam ser sanadas de maneira correta e reuniões semanais com um comitê criado com os próprios funcionários .
2.2-Manutençãodo processo de gestão de pessoas:
Mas sempre tem pela frente desafios que devem ser encarados agora para não haver surpresas futuras. Traças estratégias em organizações caracterizadas familiares. Segundo (LODI, 1998):
[...] A sucessão é determinada em longo prazo pela maneira como os pais construíram e educaram a família, preparando-a para o poder e a riqueza. Parao sucesso de umas empresas familiares são necessários inúmeros requisitos, mas um fundamental é aquele em que a família se atenta a uma possível saída do fundador.
A missão agora parece um pouco mais complicada, como manter tudo que foi conquistado, sem perder de vista os valores, caso tenha que apostar
...