Produção Textual
Artigo: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariapiassa • 23/4/2014 • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
É preciso ter claro o significado de uma Copa do Mundo. O livro Soccernomics, escrito por Simon Kuper, colunista esportivo do Financial Times, e pelo economista Stefan Szymanski (Editora Tinta Negra, 310 pp.), mostra que a Copa do Mundo nada mais é que o anúncio, que dura trinta dias, de um país. A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
2 DESENVILVIMENTO
2.1 PONTOS:
2.1.1. Pontos Positivos: Aumento do turismo no país; Melhorias de infra-estrutura nas cidades sedes, tais como reformas de aeroportos, rodovias, hospitais; Investimentos em segurança, saúde e transporte; Reforma e construção de estádios. O povo irá sem dúvida à loucura, pois como todos nós sabemos o povo brasileiro é apaixonado por futebol, as chances de o Brasil ser HEXA campeão do mundo seriam enormes e além de provar para o mundo que o Brasil não é um país apenas de injustiças.
2.1.2. Pontos Negativos: Alguns estádios podem se tornar "elefantes-brancos", ou seja, serem pouco utilizados após a Copa do Mundo e gerar gastos aos seus proprietários; o dinheiro destinado às melhorias de infra-estrutura que possivelmente pode ser desviado; corrupção. Com certeza, sem dúvida nenhuma, teria um desvio muito grande de dinheiro, tanto na construção de novos estádios, como também na reforma deles, o Brasil irá gastar muito dinheiro para pode sediar a copa, sendo que esse dinheiro poderia ser investido em outras ocasiões como em saúde, educação, novos empregos e por vai.
2.2 OPORTUNIDADES
A oportunidade que se apresenta no texto é a do Sr Gilberto, empresário, residente em Salvador, quando soube que a capital baiana, seria palco de festa, escolhida pela FIFA para ser uma das sedes da Copa de 2014, ficou muito feliz, pois já sonhava acordado imaginando assistir a todos os jogos. Além do privilégio em assistir os jogos terá oportunidade em colocar sua empresa para prestar serviços.
2.3 OBJETIVO
A empresa ZZZ do Sr Gil visa atender, durante o período da realização dos jogos mundiais da Copa de 2014, os VIPs (investidores, engenheiros e técnico) e os turistas estrangeiros, só que ele queria fazer contato direto com a empresa estrangeiras.
2.4 PÚBLICO-ALVO:
A equipe da empresa ZZZ, está treinada para atender clientes exigentes, todos os funcionários são bilíngües e conhecem tudo a Bahia e por conta dessa qualidade a empresa havia sido convidada para trabalhar em algumas operadoras de turismo e hotéis, pois já teve experiência de 02 anos. Seu público alvo esta voltado para os investidores, engenheiros, técnicos até mesmos os turistas visitantes. Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.
2.5 IMPACTO DE UMA COPA DO MUNDO
O mundo ainda está sob o impacto da realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul e, pudemos ver pela televisão que vários estádios monumentais foram construídos para a Copa, mas não sabemos exatamente como e se eles serão aproveitados após o evento. Tampouco fomos informados (as) sobre o destino de milhares de excluídos (as) que por ventura estivessem no caminho das grandes obras de infraestrutura realizadas para preparar o país para receber a competição, mas podemos desconfiar que, quaisquer que tenham sido as melhorias, provavelmente não foram a eles (as) destinados. Todas essas questões e muitas outras precisam ser levantadas no momento em que os holofotes se voltam para o Brasil, marcado para o mês de julho de 2014. Questões como a utilização de dinheiro público para a construção de obras que não serão posteriormente aproveitadas pela população, priorização de intervenções urbanas que não mudam a vida de quem mais precisa delas.
2.6 FLUXO
Em 2007, a FIFA confirmou que o Brasil será país-sede da Copa do Mundo de 2014. Esse anúncio gerou certas controvérsias, em questão se o Brasil terá ou não condições de sediar um evento como este. Outro questionamento seria em relação ao dinheiro utilizado para a Copa, que poderia ser investido em áreas da saúde e da educação. Estima-se que serão gastos bilhões de dólares na construção e nas reformas de estádios; melhorias no transporte, na segurança e na telecomunicação; e em investimentos em empregos e hotéis. Parte desse dinheiro virá dos cofres da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas os gastos serão praticamente bancados pelo estado, ou melhor, pelo dinheiro público. É claro que o Brasil deveria investir em demandas mais urgentes, como em áreas da saúde e da educação, que não são muito valorizadas por aqui. Mas como esse evento já foi decidido, a única coisa que devemos fazer é pensar em como a Copa do Mundo poderá beneficiar o Brasil mais para frente. Alguns argumentos dizem que com esse evento o número de empregos e turistas aumentará, haverá uma grande melhoria na infraestrutura e também na economia. Assim o país irá lucrar com todos esses investimentos, mostrar que tem capacidade e ainda conseguir recursos para a melhoria em certas áreas de grande importância, favorecendo o seu desenvolvimento. Por isso a Copa, economicamente falando, será um ótimo investimento para a sociedade brasileira futuramente.
2.7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico está voltado para a definição de objetivos de longo prazo a serem alcançados, identificando os recursos internos serão utilizados no enfrentamento do ambiente exterior à organização. Portanto, há duas principais variáveis na elaboração de planos: tempo e recursos.
2.8 DIFICULDADES
...