Produção Textual
Ensaios: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analeonarda • 5/5/2014 • 2.733 Palavras (11 Páginas) • 273 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ROMÁRIO DE SOUZA NOVAES
PRODUÇÃO TEXTUAL 2 -
FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I
A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL NA GESTÃO DE EMPRESAS.
Jequié - Ba
2013
ROMÁRIO DE SOUZA NOVAES
PRODUÇÃO TEXTUAL 2 -
FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I
A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL NA GESTÃO DE EMPRESAS.
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.
Prof. Fabiano Galão, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Márcia Bastos.
Jequié - Ba
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 REFERENCIAL TEÓRICO 05
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
É possível observar que algumas empresas acabam confundido a Responsabilidade sócioambiental com boas ações e não é só isso, a responsabilidade socioambiental pretende incentivar as empresas a fazer mais do que a lei prevê que aconteça nas dependências da empresa em relação a atitudes relacionadas com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas que sofrem influência direta ou indireta através dos serviços ou produtos oferecidos pelas empresas, assim tornando-se verdadeiramente uma empresa dotada de Responsabilidade Socioambiental.
Vale ressaltar, portanto, que o Conselho Empresarial Mundial para o desenvolvimento sustentável abriu espaço para o questionamento da relação entre a empresa e o cidadão. Diante disso, as empresas incorporam práticas e dinâmicas voltadas aos anseios da comunidade na qual a empresa está inserida.
Por isso esta produção textual interdisciplinar procura através do que foi trabalhado e abordado nas seguintes disciplinas do primeiro semestre: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, sociologia e Filosofia, analisar o trabalho do administrador de empresas mostrando a relação da responsabilidade socioambiental com consumidores e demais interessados e envolvidos com o trabalho da empresa, além de ressaltar a função do administrador frente aos desafios socioambientais da atualidade.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A responsabilidade socioambiental consiste na responsabilidade que a empresa tem perante a sociedade e o meio ambiente, além das obrigações legais e econômicas. O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. A primeira é aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. Normalmente essa responsabilidade tem a forma de distribuição de renda feita em modo de filantropia. Por outro lado, a segunda surgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem.
Vale lembrar que na atualidade surgem diversos problemas ambientais ocasionadas pela falta desta responsabilidade. Apesar de existir leis, acordos internacionais a realidade que se observa nas pesquisas demonstra que os problemas ambientais ainda são inúmeros e que não foram solucionados. Estes problemas podem causar, por exemplo, alterações climáticas, causando muitas vezes um desequilibrio térmico da atmosfera terrestre, muito comprometido por causa das atividades industriais e pela queima em grande escala da biomassa da terra.
Outra questão preocupante são os recursos hidricos, cada vez mais escassos. Mais da metade dos rios do mundo diminuiram seu fluxo e estão contamindos, ameaçando a saúde das pessoas. A Bacia do Amazonas, por exemplo, é o local do mundo onde se encontra uma grande concentração de água doce do planeta, correspondendo a 1/5 da água doce disponível. Não é à toa que há um interesse mundial na proteção dessa região (PORTUGAL, 1994).
Em um futuro próximo o mundo sedento virá buscar água na Bacia do Amazonas e o Brasil será a OPEP da água. Por isso, temos que ter muito cuidado para não sermos surpreendidos e dominados por nações mais poderosas.
Atualmente a água já é uma ameaça a paz mundial, pois, muitos países da Ásia e do Oriente Médio disputam recursos hídricos. A escassez de água se deve basicamente à má gestão dos recursos hídricos e não à falta de chuvas. Verifica-se que uma das maiores agressões para a formação de água doce é a ocupação e o uso desordenado do solo.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o lixo, que na maioria das vezes ainda é jogado em céu aberto, De acordo com o IBGE, 76% do lixo é jogado a céu aberto sendo visível ao longo de estradas e também são carregados para represas de abastecimento durante o período de chuvas. Mas vale ressaltar que este fato vem melhorando gradativamente ainda de maneira lenta, mas já existe diversos processo de reciclagem utilizados por algumas empresas.
O último aspecto que será aqui relatado é o grande crescimento populacional, que aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles: Maior necessidade de energia - por enquanto, gerar energia leva a um aumento da poluição ou a destruição de ecossistemas ou ainda a riscos de contaminação por radiação. Métodos menos poluentes, como energia solar, poderão talvez resolver o problema; Mais pessoas alimentar - Implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras agriculturáveis, às custas de mais desmatamento. Buscar um aumento na eficiência da produção de alimentos, através de maior mecanização da agricultura, levaria à degradação
...